Great Place To Work® e Woba revelam as Melhores Empresas com Jornada de Trabalho Flexível

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Geyse Alencar

O Great Place To Work®, consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “Great Place To Work for All”, divulga pela primeira vez as Melhores Empresas Para Trabalhar™ - Jornada de Trabalho Flexível 2023. Este é um novo ranking do GPTW que apresenta, nesta edição, parceria institucional do Woba, maior rede de escritórios flexíveis da América Latina.

O ranking destaca as melhores práticas empresariais em jornada de trabalho, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa - necessário que a empresa alcance a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70%. Atingidas as condições da 1ª etapa, passa-se para a fase de avaliação dos questionários específicos, em que é necessário pontuar uma nota igual ou superior a 30%.

A 1ª edição do ranking contou com 590 empresas inscritas que juntas representam 677.590 funcionários. Neste ano, 50 empresas foram premiadas, sendo 10 empresas de pequeno porte, 15 de médio porte, 20 grandes e 5 super grandes.

No perfil dos funcionários que trabalham nas empresas vencedoras, 30% têm entre 35 a 44 anos; 35% entre 26 a 34; 12% entre 45 a 54; 19% até 25 e 4% acima de 55. O nível de escolaridade apontou que 28% têm o ensino médio completo ou menos, 37% o superior completo, 16% ensino superior incompleto e 18% pós-graduação. Quanto ao gênero dos colaboradores, 51% das empresas é composta por mulheres e 47% por homens.

Nos cargos de alta liderança, 72% são ocupados por homens e 28% por mulheres, na média liderança, homens representam 63% e mulheres 37% e em outras posições, 56% são ocupados por homens e 44% por mulheres. Dentre as 50 empresas premiadas, a idade média dos presidentes está na faixa dos 50 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 12 anos e 6% das mulheres exercem a função. O estudo também destacou que a média do tempo de existência (fundação) das empresas premiadas é de 19 anos.

Em relação ao setor de recursos humanos, as empresas constataram que 38% possuem até 7 dias para onboarding, com média de 2.360 horas direcionadas para treinamento formal e 96% indicaram que avaliam formalmente o desempenho de seus colaboradoes.

Sobre o perfil das 50 empresas premiadas, 96% delas proporcionam modelo híbrido de trabalho, 50% delas oferecem redução de jornada sem redução de salário e 46% oferecem licença sabática não remunerada, trazendo uma diversidade de ofertas de flexibilidade aos funcionários. Adicionalmente, todas as empresas premiadas investiram em programas de saúde mental no último ano e que a qualidade de vida representa 24% das respostas dos funcionários, quando perguntados "Porque permanecer nas Melhores GPTW?", demonstrando um perfil de organização que incentiva o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

“Constatamos que as Melhores Empresas da Jornada de Trabalho Flexível vão muito além de apenas oferecer horas flexíveis de trabalho; elas se empenham em ouvir o que os funcionários desejam, conectam suas práticas culturais às necessidades mapeadas, preparam as pessoas para essa mudança e desenvolvem métricas de acompanhamento da produtividade. Em um contexto atual de retrocesso, onde cada vez mais empresas remotas estão retornando à jornada de trabalho presencial com seus modelos de controle e microgerenciamento, promover iniciativas em prol da flexibilidade demonstra não só alta maturidade de gestão como também alta relação de confiança entre seus colaboradores. E o reconhecimento do Great Place To Work a essas ações é uma forma de celebrarmos as evoluções nas relações de trabalho”, diz Mariana Belchior Diretora de Sucesso dos Clientes GPTW.

Práticas ESG, D&I e benefícios

Do total de empresas, 28% das empresas possuem estratégias, políticas e/ou práticas estruturadas ESG (Meio ambiente/ Social/ Governança), 52% tem algum programa específico voltado a contratação e inclusão de grupos minoritários, 6% oferecem estabilidade para demissão de novos pais além do mínimo exigido por lei, 96% possuem licença maternidade/paternidade para famílias homoafetivas e 4% têm creches ou berçários no local de trabalho ou nas proximidades. 100% das organizações premiadas indicaram que adotaram prática(s) relacionada(s) à saúde mental e bem-estar nos últimos 20 meses.

Sobre benefícios, 74% das empresas do ranking oferecem cursos de idioma, 20% dispõem de coaching, 72% oferecem bolsa de estudos para graduação ou pós, 58% disponibilizam verba para funcionários(as) escolherem onde usar, 60% dispõem de universidade corporativa e 10% oferecem reembolso ou algum valor para uso em academias. 46% oferecem licença sabática (não remunerada) e 17% dos colaboradores foram promovidos.

Quando questionados sobre o motivo de permanecerem nas Melhores Empresas com Jornada de Trabalho Flexível, 46% dos colaboradores responderam oportunidade de crescimento, 24% qualidade de vida, 18% remuneração e benefícios, 11% alinhamento de valores e 2% estabilidade.

Nos índices de confiança por dimensões, 91% acreditam na credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar os negócios de forma geral, 90% no respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão profissional como pessoal, 89% na imparcialidade dos líderes com relação a todos os funcionários, 93% sentem orgulho de exercer a profissão e trabalhar nessa empresa e 93% acreditam na camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.

Afirmativas dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho

As afirmativas em que os funcionários das premiadas mais concordaram na pesquisa são que “as pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia” (99%), “as pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua orientação sexual” (99%), “este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar” (98%), “as pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua idade” (97%) e “as pessoas aqui são bem tratadas independentemente de seu gênero” (98%).

Vemos que o orgulho se destaca do lado positivo, além da imparcialidade (cor ou etnia, orientação sexual, sexo, idade), a receptividade das pessoas e a segurança física.

Já as afirmativas que tiveram menores respostas são: "acredito que a quantia que recebo como participação nos resultados da organização é justa” (74%), "as pessoas aqui são pagas adequadamente pelo serviço que fazem” (81%), “os gestores envolvem as pessoas em decisões que afetam suas atividades e seu ambiente de trabalho” (82%), “os gestores evitam o favoritismo” (83%) e “as promoções são dadas às pessoas que realmente mais merecem” (82%).

“Já faz tempo que o mercado de trabalho vem passando por uma constante evolução e a flexibilidade faz parte dessa mudança. Inclusive, ela se tornou um quesito fundamental na hora de escolher um novo trabalho. Aqui na Woba pensamos e apoiamos um futuro - o qual já estamos vivendo - em que todos tenham mais equilíbrio e liberdade para escolherem como e onde querem trabalhar, construindo melhores relações e conexões para resolver desafios e gerar novas ideias. Então estamos muito felizes em poder premiar, junto com a GPTW, empresas que estão caminhando junto de nós nesse mesmo caminho", comenta Marco Crespo, COO da Woba.

As Melhores Empresas com Jornada de Trabalho Flexível em 2023 já podem ser conferidas neste link!

Pequenas empresas: 30 a 99 Colaboradores

2. Cogna
3. AeC Centro de Contatos
4. Banco Bradesco S.A
5. BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.