Copom reduz Selic, o que propicia cenário favorável para seguros
pixabay
As seguradoras, que administram uma carteira de investimentos de mais de R$ 1,5 trilhões, estavam de olho na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central. Por unanimidade, a decisão nesta quarta-feira (31) foi reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano. A decisão foi unânime.
Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. Em 11,25%, a taxa permanece no menor nível desde março de 2022 – quando estava em 10,75% ao ano.
John Liu, diretor de investimento da Seguradora Zurich, diz que a conjunção de fatores internos e externos propiciou que o Copom mantivesse o ritmo do corte de juros, iniciado em 2023. “Com cenário de juros em queda, se espera mais estímulos para o consumo e investimentos, o que beneficia o setor de seguros”, disse.
A mediana das projeções para a inflação de 2024 voltou a cair na semana passada (de 3,87% para 3,86%). Outros indicadores positivos sinalizam uma perspectiva de crescimento do PIB do país, e a mediana das previsões para a evolução do Produto Interno Bruto para 2024 subiu de 1,59% para 1,60%, segundo o Relatório Focus do Banco Central.
Segundo ele, no cenário do mercado internacional, um ponto de atenção é o aumento das tensões geopolíticas. “Além das situações já existentes na Ucrânia e Palestina, problemas no Mar Vermelho estão elevando os fretes marítimos. Por conta dos ataques aos navios no Iêmen, as empresas mudaram as rotas no Oriente Médio”, comenta.
“Olhando para 2024, esperamos que continue nesta tendência conjunta de crescimento e resiliência econômica do Brasil, o que permitiria não apenas a continuidade do ritmo de cortes da Taxa Selic como também propiciaria um contexto favorável para o crescimento de seguros como prestamista, automóvel, residencial, entre outras modalidades para pessoa física e empresas”, acrescenta.
Ginne Siqueira Diniz, superintendente de Investimentos da BB Previdência, uma das principais entidades de Previdência Fechada Complementar do País e que faz parte do conglomerado Banco do Brasil, prevê mais cortes. “Diante do comportamento da inflação, que está abaixo do limite superior da meta de 4,75%, a entidade monetária deverá promover mais cortes nas próximas reuniões subsequentes, e com a mesma magnitude, chegando ao patamar de 9% no final do ano”, afirma.
Segundo a executiva, apesar do cenário internacional adverso e das incertezas quanto a condução da política fiscal, a melhora da atividade econômica e o arrefecimento da inflação corroboram para o processo de queda da taxa básica de juros. A expectativa do mercado é que a Selic encerre o ano em 9%, de acordo com o Boletim Focus do BC.
Embora a BB Previdência tenha alocações majoritariamente em ativos que se beneficiam da queda da taxa básica de juros, como é a previsão para 2024, o atual cenário também tem levado a instituição a posicionar suas carteiras em outras categorias de ativos, favorecidos pela redução da Selic. “Contudo, a BB Previdência está compondo a carteira com ativos de baixo risco que possam proteger a rentabilidade, caso o cenário apresente uma reversão inesperada”, conclui Diniz.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário