Vendedores de startups precisam ter valores alinhados aos da empresa
Para cofundadora da Start Growth, contratar profissionais que compartilhem dos mesmos objetivos e crenças garante compromisso genuíno com missão do negócio
O trabalho em uma startup muitas vezes é árduo e cheio de desafios, por isso é fundamental contar com uma equipe cujos valores estejam alinhados com os objetivos da empresa, havendo o chamado “fit cultural” entre contratante e contratados. Isso também é válido para a área de vendas, que precisa de motivação constante para alcançar os melhores resultados e cumprir metas.
Um estudo da SHRM (Society for Human Resource Management) mostrou que o fit cultural é uma das principais razões pelas quais as pessoas permanecem em suas funções. Empresas que contratam com base em compatibilidade cultural relatam uma redução de até 50% na rotatividade de funcionários. Outro estudo, realizado pela Universidade de Harvard, apontou que funcionários que têm fit cultural com a empresa tendem a ser 17% mais produtivos.
Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, que apoia fundadores visionários na jornada para o próximo nível, combinando expertise, capital e experiência, formar uma equipe de vendas alinhada aos valores da empresa é indispensável para o crescimento de qualquer startup. “Quando os profissionais compartilham dos mesmos objetivos e crenças, isso pode evitar conflitos e garantir um comprometimento genuíno com a missão da empresa”, afirma.
Mas como contratar uma equipe de vendas que, além das habilidades necessárias, ainda tenha valores e crenças similares aos da startup? De acordo com Marilucia, a própria entrevista de contratação é um bom momento para checar. “Primeiramente, é importante que sejam feitas perguntas que identifiquem se o candidato se daria bem trabalhando em uma startup em si, já que trata-se de um ambiente muito diferente do mercado formal. Por exemplo, o candidato lida bem com mudanças rápidas de estratégia e pressão constante? Alguns não”, orienta a executiva.
Outro ponto é buscar entender se o candidato tem valores similares aos do negócio em si. “Se estamos falando de uma startup voltada a cuidados com os pets, por exemplo, é natural que quem vai estar na equipe precisa gostar de pets, caso contrário não haverá motivação alguma para se debruçar sobre os benefícios do produto ou servi-lo e tentar vendê-lo. A pessoa pode até vir de uma área completamente diferente, mas precisa comprar a ideia, precisa acreditar nos valores do negócio”, afirma Marilucia Pertile.
Outra forma de avaliar se um candidato à área comercial possui fit cultural com a startup é realizando simulações. “É possível fazer perguntas para saber como a pessoa lidaria com determinadas situações e, naturalmente, treinamentos constantes são necessários para reforçar a forma de atuação que é considerada adequada pela empresa”, orienta a co-fundadora da Start Growth.
Para Marilucia Pertile, os líderes também precisam estar atentos ao comportamento do vendedor com o time e clientes, mantendo a porta aberta para diálogos constantes e pesquisas de feedback. “É preciso haver um alinhamento constante para que bons resultados sejam obtidos”, finaliza.
Confira habilidades e características-chave de um bom vendedor:
- Ter valores e crenças alinhados com os da startup
- Acreditar no negócio e gostar do que está sendo oferecido
- Saber como lidar com dificuldades e cenários complexos
- Saber lidar com mudanças bruscas de estratégia e pressões
- Ser proativo e confiante
- Ser colaborativo, pois ninguém faz nada sozinho em uma startup
Sobre a Start Growth
A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores. Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando "exits" muito rentáveis para os acionistas.
Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais
Sobre Marilucia Silva Pertile
É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário