Gestão do Futuro: 5 tendências para empresas em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Oliveira

E-book desenvolvido pela Sankhya traz pesquisas e insights que otimizam tempo e recursos, além de aumentar a eficácia das estratégias para os negócios

Com a aceleração das transformações nos negócios, é importante que as empresas estejam atentas às tendências que irão moldar o ambiente empresarial em 2024. De acordo com Luiz Azarias, Gestor de Inteligência de Mercado da Sankhya, é importante reavaliar estratégias, repensar metas, objetivos e construir novos planos reais com base em uma visão inovadora para um novo cenário, cada vez mais competitivo.

A partir disso, trouxemos aqui as cinco áreas-chave que estão destinadas a impactar as estratégias e operações corporativas. Confira!

1. Inteligência Artificial

A pesquisa "Accenture Life Trends 2024" aponta uma mudança significativa na relação das pessoas com a Inteligência Artificial (IA), 77% delas dizem compreender a Inteligência Artificial (AI). “Estamos testemunhando uma era em que essa tecnologia se torna essencial para a eficiência operacional”. Segundo Luiz, "a IA não é mais apenas uma otimização de processos; ela transforma a própria experiência do usuário"

2. Automação

O estudo "Top Global Consumer Trends 2024", do Euromonitor, destaca a mudança no perfil do consumidor, onde mais de 60% deles optam por produtos e serviços que têm impactos positivos no meio ambiente. Nesse contexto, a automação não apenas revoluciona tarefas diárias, mas também permite uma abordagem sustentável, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. A eficiência agora está alinhada também à responsabilidade ambiental.

3. ESG

O consumidor contemporâneo não tolera mais estratégias de "GreenWashing" - conceito de estratégia em que empresas criam uma falsa imagem de responsabilidade, muitas vezes usando marketing enganoso. Segundo o Euromonitor, 52% compram apenas de empresas confiáveis. Luiz destaca que "as práticas ESG não são apenas uma tendência, são uma necessidade para a sobrevivência e crescimento sustentável dos negócios".

4. Cibersegurança e Governança de Dados

A pesquisa da PwC reflete a crescente preocupação com a cibersegurança, sendo a segurança na nuvem uma prioridade para 47% dos entrevistados. "A segurança cibernética não é mais uma escolha, é uma obrigação. Organizações precisam implementar planos de gestão de riscos robustos para enfrentar desafios de fornecedores de serviços em nuvem", alerta Luiz.

5. Colaboração entre pessoas e máquinas

A pesquisa da Accenture destaca a abertura de 42% dos entrevistados para recomendações de produtos via IA. Luiz enfatiza: "a colaboração eficaz entre pessoas e máquinas é o futuro do trabalho. Encontrar o equilíbrio certo, onde a tecnologia aprimora as habilidades humanas que, por sua vez, treinam as máquinas para que ofereçam mais e melhores soluções resultantes de maior eficiência e inovação".

O cenário empresarial evolui constantemente. As empresas que incorporam proativamente essas tendências estão mais bem preparadas para prosperar em 2024.

Para uma análise mais aprofundada, confira o material completo, acessando o eBook da Sankhya sobre as Tendências para 2024.

Sobre a Sankhya Gestão de Negócios

A Sankhya Gestão de Negócios é uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP). Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, tem como objetivo transformar a sociedade por meio da gestão e seus diferenciais baseiam-se na liberdade e autonomia do seu sistema. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas. Em 2020, recebeu um aporte de R$425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura, o GIC, essa transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do País, o que faz da Sankhya uma das maiores provedoras de ERP do País. Hoje, possui mais de 50 Unidades de Negócios, 2.000 funcionários e 20 mil clientes nos 26 Estados da Federação. Além disso, tornou-se Grupo ao adquirir empresas como a Ploomes, maior CRM da América Latina, PontoTel, Neppo, Meetime, e a última, em dezembro, a Mindsight.