Brasil,

Artigo Entidade Laço Amarelo: No trânsito, ensine para a vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Programa Entidade Laço Amarelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Neste mês de novembro ressaltamos os cuidados que devemos ter ao transportar crianças e adolescentes nos veículos e o quanto os equipamentos de proteção, como o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação, específicos e adequados para cada faixa etária, são de fundamental importância como medida de proteção preventiva e até mesmo, para reduzir os riscos de lesões graves ou fatais em ocorrências de trânsito.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que, desde 2018, em todo o mundo, a principal causa de mortes na faixa etária de 5 a 29 anos é o sinistro de trânsito. Por isso, sempre vale lembrar, quando se trata da segurança das nossas crianças e jovens, não há espaço para a negligência. O uso correto desses equipamentos, além de cumprir as exigências legais, também protegem a vida e o bem-estar dos nossos pequenos passageiros.

No Brasil, assim como em vários outros países, as leis de trânsito são rigorosas para proteger a vida no trânsito. Entretanto, de nada adianta, se nós, condutores, não as respeitarmos no dia a dia. Por exemplo, o bebê conforto deve ser utilizado para recém-nascidos até completarem 1 ano. Pois ele é projetado para posicionar corretamente os bebês, reduzindo consideravelmente os riscos de lesão associada a colisões e freadas bruscas.

No caso da cadeirinha, ela protege crianças de 1 a 4 anos e possui apoio adequado para a cabeça e o pescoço dos pequenos. Já o assento de elevação, é destinado a crianças entre 4 a 10 anos de idade, ou até ela alcançar a altura de 1,45m, o que garante que o cinto de segurança do carro se ajuste corretamente ao corpo da criança, passando pelo ombro e não pelo pescoço, reduzindo assim os riscos de possíveis lesões em caso de uma colisão.

Vale lembrar também àqueles que levam crianças em motocicletas que, desde 2021, apenas crianças maiores de 10 anos podem ser transportadas na garupa das motocicletas, sempre utilizando um capacete do tamanho adequado para a cabeça e com a fivela ajustada e presa. O uso correto e permanente desses equipamentos também ajuda a construir a cultura da segurança no trânsito entre as crianças desde cedo. Com o exemplo, elas com certeza serão cidadãs preparadas e conscientes para com a segurança no trânsito.

Para encerrar, esse mês guarda uma data especial: o mundo todo celebra no terceiro domingo de novembro (19), o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, criado na Inglaterra há mais de 25 anos. Este é um dia de reflexão profunda, uma oportunidade para honrar todos aqueles que perderam a vida devido às ocorrências de trânsito e fortalecer o nosso compromisso coletivo em criar um futuro mais seguro para todos, cumprindo as regras e respeitando quem compartilha a rua com você. No trânsito, escolha a vida. Programa Laço Amarelo.

Sobre o SindsegSC

O SindsegSC- Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 99 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar