Black Friday: Com Projeções Otimistas, E-Commerces Precisam Garantir Estabilidade Para Lidar Com o Aumento das Transações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CAMILA CECHINEL

A Black Friday, aguardado evento do comércio que agita o cenário varejista, acontecerá no dia 24 de novembro e as projeções para a data são positivas: cerca de 62% dos brasileiros das classes A e B pretendem aproveitar as promoções no período, de acordo com levantamento anual da Globo. Com essa estimativa, varejistas de todo o país devem se preparar para fortalecer a infraestrutura de seus e-commerces, a fim de garantir estabilidade durante os pico de transações.

Para ter bons resultados, o lojista precisa conhecer o seu cliente, preferências de consumo e como ele gosta de ser tratado. Uma recente pesquisa sobre o mercado de assinaturas realizada pela PagBrasil – empresa de tecnologia especializada em pagamentos digitais –, aponta que a exclusividade é o principal apelo que impulsiona a permanência do consumidor em um clube de assinaturas, por exemplo. Nas compras avulsas, a situação não é muito diferente, ou seja, o consumidor vai buscar se sentir especial, receber um atendimento de qualidade e desejar para que sua jornada seja fluida e sem obstáculos que possam atrapalhar sua experiência na loja. No paralelo, um estudo da Méliuz sobre a Black Friday, constatou que os consumidores não buscam apenas pelo melhor preço, mas também por comodidade (82,4%) e melhores promoções (51%).

Segundo Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, tudo no momento da venda precisa estar redondo para oferecer a melhor experiência aos consumidores e maximizar as vendas da loja no período. Na véspera da Black Friday as empresas costumam fazer investimentos em publicidade para aquisição de clientes, no entanto, é necessário, também, que a loja conte com parceiros sólidos para oferecer uma estrutura técnica e de logística robusta, que mantenha a estabilidade da operação, e um atendimento e suporte pronto para qualquer desafio.

“A Black Friday pode representar até 20% do faturamento do ano inteiro para o comerciante, então não há espaço para erros neste período. Se um dos parceiros falhar, toda a operação pode ser comprometida e os investimentos serão perdidos. Empreendedores que se prepararem para a data ainda neste mês de outubro conseguem antecipar a demanda, gerenciar o estoque, definir descontos e criar campanhas de marketing eficazes. Além disso, a cadeia de fornecedores tem que estar muito bem orquestrada para garantir que o lojista tenha produtos com antecedência dentro do e-commerce”, conta Germer.

Existem dois tipos de consumidores digitais, especialmente em datas como a Black Friday: aqueles que fazem aquisições por impulso e os que fazem compras planejadas e procuram pelo melhor preço. Para cada um desses perfis, quanto maior a variedade de formas de pagamento, maior será a garantia de conversão. Segundo a pesquisa da Globo, a tendência é que, esse ano, o pagamento instantâneo ganhe destaque, com 38% das pessoas apontando que irão escolher o método para pagar suas compras, atrás somente do cartão de crédito.

“Uma outra tendência que tem chamado a atenção é que os varejistas que concentravam 100% das ações de e-commerce em marketplaces para vender os seus produtos, estão criando sites próprios, a fim de se relacionarem diretamente com os consumidores finais”, conta Germer, explicando que esse movimento tem acontecido, principalmente, com o objetivo de ter um maior controle dos dados do cliente e seus hábitos de consumo, como para a criação de novas estratégias comerciais.

Para Darlan Rod, CMO da RediRedi, plataforma para gestão centralizada de vendas em múltiplos canais, a Black Friday apresenta desafios significativos para pequenos lojistas online, especialmente na gestão de estoque e logística. “O planejamento antecipado é essencial, usando dados de vendas anteriores como guia. A comunicação com os fornecedores deve ser reforçada para garantir um abastecimento adequado, enquanto ferramentas de monitoramento de estoque ajudam a evitar vender produtos que estão esgotados”, diz.

Outro ponto importante é o uso do WhatsApp como opção de venda. O aplicativo tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para o e-commerce, especialmente no Brasil, sendo uma das plataformas de comunicação mais populares. Durante a Black Friday, pequenos lojistas também podem aproveitar o canal de diversas maneiras para impulsionar suas vendas. A RediRedi, por exemplo, oferece vários tipos de serviços e possibilidades para os clientes, como: criação de um carrinho de compras dentro da plataforma, automatização de mensagens, cálculo de frete integrado ao catálogo, estoque unificado e venda profissionalizada.

“O WhatsApp permite que os lojistas se comuniquem diretamente com seus clientes e facilita o atendimento em tempo real. Mensagens personalizadas com ofertas especiais podem ser enviadas para segmentos específicos de clientes, aumentando a probabilidade de conversão. Além disso, com a funcionalidade de catálogos, lojistas podem compartilhar produtos diretamente no chat ou criar listas de transmissão para enviar ofertas e informações para grupos específicos de uma só vez”, explica Rod.

Sobre a PagBrasil

A PagBrasil é pioneira em criar tecnologias inovadoras e que agreguem valor a lojistas e consumidores. Foi desta forma que, ainda em 2015 foi criado o Boleto Flash®, que leva poucos minutos para confirmação do pagamento, considerado o mais rápido do mercado. E, desde o lançamento do Pix em 2020, a empresa desenvolve recursos diferentes para os lojistas parceiros que aceitam essa forma de pagamento, sempre com o foco nas conversões e facilidade de uso. Com sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Barcelona (Espanha), a PagBrasil possui clientes como Tramontina, Samsung, Samsonite e Dr. Jones | O Boticário.

Sobre a RediRedi

Fundada em 2022 pelos amigos e empreendedores André Macedo, Arley Moura, Kadu Braga e Lindsey Argalas, a RediRedi é um multiplicador de vendas que integra marketplaces e gestão de estoques em um só lugar. Focada em MPMEs que vendem em apenas um canal, a plataforma auxilia empreendedores a vender mais em questão de minutos.