Brasil,

6 dicas de marketing digital para potencializar as estratégias na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Motta
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alinhamento de estratégias de branding e performance, planejamento de canais e dados de performance estão entre as citadas pela consultoria Labelium

Com a chegada da Black Friday, os e-commerces e marketplaces começam a traçar estratégias de negócios e marketing para captar o máximo de atenção dos consumidores e aumentar o lucro. Grande aliado das marcas nesse contexto, o marketing digital é uma ferramenta poderosa de atração de público-alvo.

A Labelium, empresa que desenvolve soluções para a otimização de performance digital para companhias de luxo, moda, beleza e turismo, propõem 6 dicas para potencializar as estratégias de marketing neste período:

Conheça seu público-alvo:

Antes de traçar estratégias e objetivos, é essencial que haja um claro conhecimento do público-alvo. Essa compreensão não é somente quantitativa, é preciso ter um olhar qualitativo sobre a audiência e aplicar esse conhecimento nas milhares de possibilidades de segmentação que o digital oferece

Alinhamento de estratégias de negócios e marketing:

“Investir na Black Friday só por que seu concorrente está fazendo não é o melhor caminho. Faz sentido apostar em uma data de varejo agressiva para o seu negócio? Você é uma indústria? Um marketplace? Um varejo? Nem sempre uma data de vendas agressivas faz sentido para todo negócio”, analisa Gustavo Franco, Country Manager da Labelium.

Alinhamento de estratégias de branding com performance

“Após a disputa do branding ou performance, a discussão é acirrada dentro dos times de marketing quanto ao destino dos investimentos: devo colocar mais investimento em branding ou em performance? A verdade é que o balanceamento de ambos é o que torna um negócio saudável”, pontua Franco. Quando os investimentos em performance param de escalar, possivelmente há outras variáveis envolvidas: de mercado ou, em grande parte, de marca. A disponibilidade mental do consumidor está sendo disputada cada vez mais pelas marcas e, por isso, é crucial que a marca esteja presente nessa equação: um consumidor que conhece uma marca tem até 70% de chance a mais de comprar do que o que não conhece. O problema é que como os investimentos em branding são difíceis de mensurar, eles são questionados, o que acaba fazendo as empresas adotarem estratégias de curto prazo, a exemplo de datas como a Black Friday.

Seleção de canais

Relacionado ao alinhamento de estratégias de marketing e negócios, também é importante definir, de maneira clara, quais canais serão utilizados em cada oportunidade e, consequentemente, qual será o público impactado. A especialização nos canais é chave e com uma jornada de compra cada vez mais fragmentada, irão surgir profissionais altamente especializados nas competências de search, social, vídeo, programática, etc. A velocidade com que cada plataforma evolui e disponibiliza novas funcionalidades de mídia é grande demais para um profissional somente gerenciar e acompanhar: é aí que uma consultoria faz toda a diferença. “Por exemplo, uma campanha no Instagram possui canalidade, linguagem e objetivos diferentes de uma no TikTok e por aí em diante - não são só variáveis técnicas, mas também comportamentais.”, opina Franco.

Acompanhamento de tendências e redes sociais

Nesse sentido, é importante pesquisar o que foi feito na data anterior e deu certo, mas também adequar-se aos conteúdos atuais de tendências nas redes sociais e canais para que os materiais também não fiquem obsoletos e somente relacionados ao que já obteve resultados positivos anteriormente.

Um recente estudo da Labelium sobre o desempenho das redes sociais na América Latina apontou que o Facebook continua sendo a plataforma líder, por enquanto. Em 2023, a base de usuários na América Latina será 1,4 vezes maior que a do Instagram e mais que o dobro da do TikTok. Porém, a estimativa é que o Instagram ultrapassará o Facebook no Brasil, seu maior mercado na América Latina, em 2025.

Avaliação de dados de engajamento da marca

Também é essencial avaliar dados já existentes da empresa como preço dos produtos que serão inseridos na Black Friday para avaliar quais descontos serão oferecidos. Mas, não somente, deve-se levar em consideração o estado atual da marca e principalmente utilizar dados comparativos de meses ou anos anteriores para medir o sucesso do produto e a atratividade das mensagens. Também é importante documentar os dados atuais para que estes sirvam de insumo para análises futuras.

Por fim, a comunicação envolve emissor e receptor, então, a cada ação feita, é essencial ouvir os feedbacks, uma vez que é possível que a marca não acerte de primeira e, nesse sentido, escutar é fundamental para evoluir e atingir o propósito desejado ainda na Black Friday ou em campanhas futuras.

Sobre a Labelium:

A Labelium é um ecossistema de soluções para performance digital especializada em gerar receita e valor para empresas no setor de beleza e luxo, principalmente. A companhia de origem francesa tem atuação em 23 países por meio de 15 empresas que oferecem consultoria de campanhas no ambiente on-line. Ao adotar valores como transparência, sustentabilidade e governança, a empresa se destaca por oferecer uma rede colaborativa que atua como parceiro estratégico e operacional para seus clientes a nível global. A Labelium aposta na utilização de inteligência artificial para melhoria de determinação de público-alvo e personas e previsibilidade de vendas nas empresas. Além disso, também é realizado um estudo da maturidade dos diferentes canais onde estão presentes os clientes das companhias. Nomes como Dior, Shopluxo, Kenzo, Lacoste, Arbonne e MSC Cruzeiros são clientes da Labelium no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar