Brasil,

Desafios Climáticos e as perspectivas do mercado segurador em debate

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Evento promovido pela CNseg reuniu lideranças do Mercosul, governo federal e seguradoras

Integrantes da indústria seguradora, governo federal e o Mercosul se reuniram nesta quinta-feira, 19, para um dia de debates sobre os impactos das transformações climáticas no mercado segurador. Promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília, o encontro foi dividido em cinco painéis que abordaram as questões regulatórias, o agronegócio e os riscos climáticos.

Para o diretor Técnico e de Estudos da Confederação, Alexandre Leal, o risco climático e a sustentabilidade já são debatidos de forma ampla pelo setor. “Somos um dos signatários dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI), que estabelece algumas questões que precisam ser observadas nas condições dos negócios em relação à sustentabilidade global e, obviamente, a questão climática está inserida nesse campo”, enfatizou.

Leal ainda trouxe para a discussão a importância da circular nº 666, da Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Quando não tinha regulação, as empresas atuavam de formas muito diversas em relação à temática e, por isso, havia uma disparidade na adoção de questões de sustentabilidade no âmbito dos seus negócios. Ao longo do tempo, com as adaptações realizadas, é possível notar a harmonia nos trabalhos realizados”, explicou o executivo da CNseg.

O diretor de Riscos da Caixa Residencial, Laurindo dos Anjos, conta que a sinalização da circular sobre o estabelecimento de uma comunicação mais próxima com a sociedade é uma oportunidade para a indução da cadeia produtiva, ou seja, estimular mudanças. “A cultura de seguros ainda está aquém do que poderia ser, mas o mercado acredita na mudança e se enxerga como um agente capaz de dar a prestação de conta para a sociedade”, reiterou Anjos.

A qualificação profissional é uma das vertentes que pode auxiliar no crescimento do setor segurador como um todo. “Precisamos envolver os diversos setores e trazer para a mesa a importância do tema, bebendo de fontes que tenham um conhecimento mais avançado”, disse Thamirys Chaves, Agro UW Manager da Newe Seguros.

O encerramento do evento ficou por conta do reconhecimento da necessidade da realização de outros debates no nível deste. A diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo, Ana Paula de Almeida, acredita ser necessário promover outros ambientes de diálogo transversais para o enfrentamento da emergência climática. Parceiro na realização do encontro, o MMA acredita que este é um momento ímpar na agenda do clima. “Tudo o que estamos fazendo agora vai culminar em pontos da agenda do Brasil no G20 e na COP30”, afirmou André Luiz Campos de Andrade, diretor da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão central da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site da Confederação, no hub de notícias sobre seguros, Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube. Você também pode receber as notícias da Confederação pelo WhatsApp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar