Brasil,

Recesso de fim de ano: saiba se o chefe pode negar o pedido de folga

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Recesso de fim de ano: saiba se o chefe pode negar o pedido de folga

Prática corriqueira no mercado de trabalho, possibilidade de folga no Natal e Ano Novo geram expectativa nos funcionários

As festas de fim de ano estão chegando e muitos funcionários estão correndo para pedir folga para poder passar mais tempo com a família e amigos. Fazer a solicitação com antecedência costuma ser a melhor maneira de garantir a folga. No entanto, em certas situações, a solicitação pode não ser aceita.

Segundo o advogado e Gerente Geral da Rocket Lawyer LatAm, Michel Cury, o recesso de fim de ano é um acordo interno: não há nada na legislação que obrigue a empresa a fornecer esses dias de folga. “Por ser mais flexível que as férias coletivas, a empresa pode colocar todos de folga e não há limite para os dias de recesso. Não é permitido descontar os dias de recesso das férias e o empregador não pode pedir a reposição desse período de recesso”, explica.

Caso o empregador não possa atender ao pedido de folga, o funcionário ainda poderá sugerir outras soluções, como trocar turnos com um colega de trabalho ou trabalhar apenas parte do dia ou em horário diferente.

O empregador também tem a opção de oferecer férias coletivas, nesse caso são gerados dias descontados do período aquisitivo de férias. Por exemplo, se a empresa paralisar suas atividades no dia 20 de dezembro e retornar em 5 de janeiro, então todo esse período será descontado, incluindo os feriados de Natal e Ano Novo.

Ainda de acordo com Michel, os profissionais que trabalharem nos dois feriados de fim de ano possuem direito a uma folga durante a semana “Essa medida é para compensar ou receber o dobro do valor salarial. Porém, é algo válido somente para os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, sem contar as vésperas”, finaliza.

Sobre a Rocket Lawyer

Fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e baratear contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas.

A companhia presta serviços legais no mundo digital, como elaboração de documentos, aconselhamento jurídico e assinatura digital. O serviço custa R$ 89,90 por mês e é possível testar de forma gratuita por 7 dias. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar