Brasil,

Insolvências de empresas globais: Uma aceleração contínua à frente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Olhier
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As insolvências globais de empresas estão previstas para aumentar em +6% em 2023 e +10% em 2024.

• As insolvências globais de empresas estão previstas para aumentar em +6% em 2023 e +10% em 2024.
• 3 em cada 5 países atingirão os níveis de insolvência de empresas pré-pandemia até o final de 2024.

A Allianz Trade lançou hoje seu mais recente Relatório Global de Insolvência e revela previsões atualizadas para 2023 e 2024. De acordo com a principal seguradora de crédito comercial do mundo, após um pequeno aumento em 2022 (+1%), as insolvências globais estão programadas para aumentar em +6% em 2023 e +10% em 2024.

A diminuição das reservas de caixa e a piora na lucratividade estão colocando muitos setores em risco

O que está por trás dessa aceleração? A recessão nas receitas corporativas está ganhando tração devido ao menor poder de fixação de preços e à demanda global mais fraca: A partir do segundo trimestre de 2023, a recessão de receitas tem sido generalizada em todas as regiões pela primeira vez desde meados de 2020 (-1,9% a/a). Isso, juntamente com custos continuamente elevados, está prejudicando a lucratividade. Como resultado, as posições de liquidez estão piorando rapidamente e não devem melhorar antes de 2025.

"As empresas ainda têm uma quantia considerável de dinheiro excedente, 3,4 trilhões de euros na zona do euro e 2,5 trilhões de dólares nos EUA. No entanto, essas reservas de dinheiro permanecem altamente concentradas nas mãos de grandes empresas e em setores específicos, como tecnologia e consumo discricionário. Em geral, a maioria das empresas não consegue aumentar suas posições de caixa por meio de operações no contexto de crescimento econômico mais fraco. No geral, esperamos duas acelerações nas insolvências globais de empresas, com +6% em 2023 e +10% em 2024, após +1% em 2022", afirma Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.

As empresas e setores mais vulneráveis estão em uma situação difícil em 2023, com hospitalidade, transporte e atacado/varejo na linha de frente. Outros setores estão se aproximando rapidamente, principalmente a construção, onde os backlogs de trabalho estão quase concluídos, especialmente no segmento residencial.

"Ao mesmo tempo, as taxas de juros mais altas por mais tempo estão reduzindo a demanda em setores como imóveis e bens duráveis e começarão a pressionar a solvência em setores altamente endividados, como serviços públicos e telecomunicações, além de imóveis, em ambos os lados do Atlântico. Além disso, o ciclo de trabalho global atualmente está em um recorde de 86 dias, mais de +2 dias acima dos níveis pré-pandêmicos. Taxas de juros mais altas também tornam mais caro para as empresas financiar requisitos estruturalmente mais elevados de capital de giro (WCR), o que representa riscos para setores como construção e equipamentos de transporte e máquinas", explica Maxime Lemerle, Analista Principal de Pesquisa em Insolvência.

3 em cada 5 países atingirão os níveis de insolvência de empresas pré-pandemia até o final de 2024

No final de 2023, a normalização das insolvências de empresas estará completa na maioria das economias avançadas, e 55% dos países provavelmente verão grandes aumentos de dois dígitos. Isso inclui os EUA (+47%), França (+36%), Holanda (+59%), Japão (+35%) e Coreia do Sul (+41%). Globalmente, três em cada cinco países atingirão os níveis de insolvência de empresas pré-pandemia até o final de 2024, incluindo mercados grandes como os EUA e a Alemanha. Em ambos os lados do Atlântico, o crescimento do PIB precisaria dobrar para estabilizar os números de insolvência, o que não ocorrerá antes de 2025.

"Além disso, em um contexto de desaceleração do crescimento econômico global, os prazos de pagamento provavelmente se alongarão, contribuindo para o aumento das insolvências nos próximos trimestres: Os Dias de Vendas Pendentes Globais já ultrapassam 60 dias para 47% das empresas. Um dia adicional de atraso no pagamento equivale a uma lacuna de financiamento de 100 bilhões de dólares nos EUA, 90 bilhões de dólares na UE e 140 bilhões de dólares na China. Com os empréstimos bancários já escasseando para pequenas e médias empresas, fechar essa lacuna de financiamento pode ser um desafio significativo", explica Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.

Sobre a Allianz Trade

Allianz Trade est la marque désignant l’ensemble des services proposés par Euler Hermes. 3/3 A Allianz Trade é líder global em seguro de crédito comercial e uma especialista reconhecida nas áreas de fiança, cobranças, crédito comercial estruturado e risco político. Nossa rede de inteligência proprietária analisa as mudanças diárias na solvência de mais de 80 milhões de empresas. Damos às empresas a confiança para fazer negócios, assegurando seus pagamentos. Compensamos sua empresa no caso de uma dívida ruim, mas, o que é mais importante, ajudamos a evitar dívidas ruins desde o início. Sempre que fornecemos seguro de crédito comercial ou outras soluções financeiras, nossa prioridade é a proteção preditiva. No entanto, quando o inesperado acontece, nosso rating de crédito AA significa que temos os recursos, respaldados pela Allianz, para fornecer compensação e manter seus negócios. Com sede em Paris, a Allianz Trade está presente em 52 países, com 5.500 funcionários. Em 2022, nosso faturamento consolidado foi de 3,3 bilhões de euros, e as transações comerciais globais seguradas representaram 1,057 bilhão de euros em exposição. Para obter mais informações, visite allianz-trade.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar