Brasil,

Geração Z ouviu 76% mais música e podcast no mundo no primeiro semestre de 2023 em relação a 2022

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Telecki
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Crédito: Divulgação/Spotify Crédito: Divulgação/Spotify

Relatório global 'Culture Next', do Spotify, aponta as três tendências de consumo entre o público jovem, grupo que cresceu mais rápido em número de streamings de música e podcasts neste ano

A Geração Z se consolidou como o grupo que cresceu mais rápido em número de streamings de música e podcasts no mundo no Spotify. Isso porque esse público jovem teve um aumento de 76% no consumo desses formatos no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano passado, como mostra a quinta edição do Culture Next, o relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising. Somente nesses primeiros seis meses do ano, a Geração Z ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast¹ .

O Culture Next levanta três principais tendências deste ano entre o público jovem: Mergulhos culturais, que refletem o aprofundamento das experiências culturais dos ouvintes por meio das imersões no mundo da música e dos podcasts; Fazendo escola, que aponta que os podcasts estão na linha de frente da educação, moldando as mentes da nova geração; e Cultura viral, que mostra como as culturais locais se espalham por todo o mundo em velocidade supersônica.

Confira as principais descobertas de cada uma das tendências sobre a Geração Z no Spotify identificadas no Culture Next:

Mergulhos culturais

Os Zs querem romper a superficialidade típica que costumam encontrar nas redes sociais e descobrir mais sobre a cultura, o mundo e sobre si mesmos. 78% dos ouvintes da Geração Z no Brasil concordam que o Spotify promove essa imersão cultural³.

Com mixes de músicas editoriais e personalizados e recursos como Match, Niche Mixes e DJ, o Spotify contribui para essa juventude descobrir e explorar novos sons. Desde a estreia no Spotify em fevereiro de 2023, a Geração Z usou o DJ de inteligência artificial para escutar mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações em todo o mundo4. Além disso, a Geração Z representou cerca de dois terços (58%) de todas as playlists Match compartilhadas no Brasil no primeiro semestre de 2023, criando conexões mais profundas com amigos4.

Com o aumento da popularidade dos podcasts no Brasil no último ano, a Geração Z está consumindo cada vez mais categorias como:
+111% Crime e suspense
+84% Ciência
+67% Esportes

Os podcasts também são como um meio confiável e envolvente para narrativas e relatos culturais mais profundos: os ouvintes curtem os episódios do início ao fim, não importa o tamanho.5 Categorias como Crime e suspense, com duração média dos episódios de mais de 40 minutos, e Humor, com duração média de mais de 50 minutos, têm taxas de conclusão que superam 80%5.

Fazendo escola

No Brasil, a Geração Z representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.4

Os podcasts estão na linha de frente da educação da nova geração e mudaram a forma como os jovens aprendem. No Spotify, as horas ouvidas pela Geração Z na categoria Educação aumentaram 80% em relação ao ano passado no Brasil. Mais de três quartos dos ouvintes da Geração Z no Brasil (77%) afirmam que os podcasts ensinam sobre assuntos que eles gostariam de ter aprendido na escola³.

Cultura viral

No Brasil, 75% da Geração Z acredita que “tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido do que nunca”³. E acompanhar tudo é indispensável para essa geração, mesmo com a quantidade enorme de conteúdo disponível. 40% da Geração Z ouviu um podcast em velocidade acelerada no último ano e 58% acelerou músicas³.

A Geração Z cada vez mais rompe fronteiras: no Brasil, essa geração tem 28% mais propensão a ver a música como um portal para outras culturas do que em 20213, enquanto 86% afirma que consumiu músicas ou podcasts para conhecer outras culturas e experiências diferentes³. E mais: 72% da Geração Z no País afirma gostar de música em outros idiomas, um aumento significativo em relação a 2021 (64%).

Para mais informações sobre a metodologia, acesse o estudo aqui.

¹ Dados internos do Spotify, 1º e 2º trimestres de 2023 em comparação com 1º e 2º trimestres de 2022.

² Ganhos com podcasts do Spotify, 2º trimestre de 2023.

³ Pesquisa Culture Next do Spotify, junho de 2023

4 Dados internos do Spotify, 1º a 2º trimestre de 2023

5 Spotify Fan Study: Edição sobre podcasts, abril a junho de 2022

Sobre o Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 100 milhões de músicas, incluindo mais de 5 milhões de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios. Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 551 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 220 milhões de assinantes do Spotify Premium, em mais de 180 mercados.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar