Brasil,

Conheça técnica da CIA que pode alavancar vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grayce Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Freepik Freepik

A capacidade de persuasão dos agentes da Central Intelligence Agency, a CIA, é reconhecida mundialmente, servindo como parâmetro para os serviços de inteligência de diversos países. Para além das questões de segurança, a persuasão é um importante fator de sucesso, e pode ser aplicado no cotidiano do empreendedor ou vendedor que buscam melhorar a taxa de conversão em vendas.

Kelly Evangelista, profissional certificada em Comunicação Persuasiva pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, explica como a persuasão é determinante para o sucesso de uma negociação. “Muito provavelmente você já assistiu filmes de ação nos quais agentes da CIA conseguem extrair revelações importantes em interrogatórios tendo como estratégia não a violência, mas sim a persuasão. Essa é a principal estratégia usada por eles, com potencial para tornar qualquer um mais bem-sucedido e consciente em situações de vendas”.

Evangelista é fundadora e CEO do projeto Fala Bancário, e capacitou mais de dois mil profissionais na área de vendas - incluindo cases de alunos que superaram 150% das metas comerciais. Para a especialista, entre outras técnicas que ajudam na performance junto ao cliente, duas usadas pela CIA merecem destaque.

“O rapport e o gatilho da dualidade são eficazes porque atuam em dois pontos importantes na jornada que leva ao ‘sim’ do cliente. O primeiro é a conexão entre vendedor e cliente. O segundo é dar ao cliente duas opções de escolha, de modo a ressaltar, sem esforço qual a decisão mais inteligente a ser tomada”, revela Kelly Evangelista.

Confira a seguir como adotar o rapport e o gatilho da dualidade na rotina de vendas de qualquer profissional ou negócio.

- Rapport: conexão é o ponto de partida

Segundo a especialista em Comunicação Persuasiva, o rapport permite quebrar o gelo no primeiro contato e faz com que o cliente enxergue o vendedor como alguém digno de confiança.

“Em um interrogatório, a primeira coisa que o agente da CIA faz é encontrar um ponto de conexão com o interrogado. Antes de iniciar a conversa com o cliente, faça uma leitura panorâmica e identifique particularidades para se conectar com ele. Pode ser morar no mesmo bairro, ter o mesmo estado civil, ter filhos ou pets etc. Em caso de contatos de vendas previamente programados, vale a pena buscar informações nas redes sociais, elas revelam muitas informações sobre o estilo de venda do cliente”, orienta Kelly Evangelista.

- Gatilho da dualidade: como ajudar o cliente a tomar a decisão mais inteligente

Na avaliação da CEO do Fala Bancário, a dualidade é um gatilho poderoso na estratégia de vendas, e o profissional precisa ter em mente que o processo de transição do ponto onde o cliente está para o ponto no qual o cliente quer chegar deve ser o serviço ou produto ofertado.

“Já reparou que agentes da CIA sempre usam a frase ‘Você tem duas opções: ou colabora, ganha a nossa proteção e tem a pena reduzida, ou não colabora e sofrerá as consequências de sua escolha’? O gatilho da dualidade entra como ferramenta para driblar objeções comuns em vendas, como as desculpas de que o cliente precisa conversar com outro membro da família para tomar uma decisão, por exemplo”, contextualiza Kelly Evangelista.

Evangelista traz outro exemplo prático no qual o gatilho da dualidade pode ser aplicado, usando como cenário a venda de um consórcio imobiliário. “O vendedor pode dizer ao cliente: ‘Você pode escolher não contratar o consórcio e deixar sua vida financeira do jeito que está, ou pode garantir uma condição diferenciada para conquistar o sonho da casa própria. O que você prefere, pagar R$ 2 mil de aluguel em um imóvel que não será seu, ou pagar R$ 1 mil em um lar para chamar de seu’? Neste exemplo, o cliente tem duas opções, e fica evidente que escolher o consórcio é a escolha mais inteligente”, conclui a especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar