Corretora Solutions escolhe Zurich para o seguro da NetZero Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro | Por Denise Bueno

Com investimentos de R$ 20 milhões, a fábrica da NetZero situada na cidade Lajinha, em Minas Gerais, inaugurada em setembro, contratou o corretor Sergio Frade, sócio da Solutions Gestão de Seguros, que atua no mercado há 22 anos, para fazer a colocação do programa de seguros de Riscos Patrimoniais e de Responsabilidade Civil.

Frade conta que a colocação deste seguro foi extremante desafiadora, considerando o momento atual de endurecimento das condições de resseguros no mercado mundial e a inexperiência das seguradoras com o tipo de processo produtivo. “A Zurich foi a única seguradora no Brasil que apresentou condições técnicas para subscrever e garantir os riscos relacionados à operação industrial da NetZero”, informa o corretor, sem citar dados do contrato, em razão da confidencialidade do mesmo.

A NetZero é a 1ª planta de produção de Biochar em alta escala da América Latina. Com investimentos de R$ 20 milhões, a fábrica situada na cidade Lajinha, em Minas Gerais, inaugurada em setembro, uma aposta da startup francesa NetZero, é a primeira unidade industrial da América do Sul inteiramente voltada para a produção do biochar; e a maior do mundo que utiliza apenas resíduos agrícolas.

“O sucesso na colocação do seguro somente foi obtido a partir do correto entendimento dos riscos relacionados ao nosso negócio e correta abordagem do mercado segurador, realizada através da corretora de seguros que contratamos. Fizemos apresentações detalhadas para apresentar o risco, nossos investimentos em protecionais, manutenção e operação. Como resultado, o seguro levou em consideração a iniciativa potencialmente benéfica da NetZero à meta de remoção de carbono da atmosfera a longo prazo”, comenta Pedro de Figueiredo, CEO da NetZero.

Na terra, o biochar age como uma esponja de carbono que retém água e nutrientes no nível das raízes das plantas. Ele também ajuda a equilibrar o pH do solo e ampliar sua aeração. Todos esses benefícios podem melhorar a saúde dos campos enquanto reduzem o uso de irrigação e de fertilizante. A matéria prima — casca de café — é fornecida com ajuda de uma cooperativa local que conta com cerca de dez mil produtores. O biochar resultante é vendido aos agricultores da cooperativa para ajudá-los a reduzir o uso de fertilizantes enquanto aumentam suas safras e a saúde de seus solos.

O seguro abrange cobertura para incêndio, raio, explosão, danos elétricos, danos de quebra máquina, vendaval, lucros cessantes, responsabilidade civil e outros conforme avaliação da corretora Solutions Gestão de Seguros. “O processo de subscrição e aceitação do risco na Zurich envolveu seus profissionais técnicos de seguros e de sustentabilidade e levou em consideração a iniciativa potencialmente benéfica da empresa à meta de remoção de carbono da atmosfera a longo prazo”, acrescenta Frade.

“Apoiar os nossos clientes na transição climática é um dos principais objetivos da Zurich, e estamos contando com a parceira dos corretores nessa jornada. O trabalho desenvolvido pela NetZero está alinhado com nossa estratégia de sustentabilidade, e esse foi um aspecto decisivo para aceitarmos subscrever esse risco. Dessa forma, apoiamos nossos clientes e corretores e colocamos em prática nossa ambição em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo”, afirma Jose Bailone, diretor executivo de Subscrição de P&C e Commercial Insurance da Zurich.