Brasil,

Dia das Crianças no e-commerce: como evitar o abandono de carrinhos do consumidor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafa Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Comércio eletrônico deve faturar R$ 5,9 bilhões na data, diz a Abcomm; marcas devem ficar atentas à etapa final da jornada de compra

Sabe-se que o e-commerce é um importante ponto de venda para as marcas. Porém, isso não significa que lojistas não tenham seus obstáculos para encarar, como a possibilidade de um carrinho de compras virtual ser abandonado no último minuto. Essa é uma dificuldade enfrentada por boa parte dos comércios eletrônicos brasileiros, já que o índice de desistências na fase final da jornada se encontra acima de 82%, de acordo com recente pesquisa da E-commerce Radar.

Com a proximidade do Dia das Crianças, que este ano deve faturar R$ 5,95 bilhões para o e-commerce, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, esse desafio recebe ainda mais atenção dos lojistas. Entender as razões por trás do abandono de carrinho nas lojas online se torna crucial para desenvolver estratégias eficazes e manter os consumidores engajados até a conclusão da compra.

Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de tecnologia com soluções para o e-commerce, cita alguns insights para evitar o abandono de carrinho e otimizar as vendas nas lojas virtuais:

Lembretes da compra

Seja por e-mail ou WhatsApp, mandar uma mensagem ao cliente avisando-o sobre a sua compra não concluída pode ser um bom caminho para fazê-lo voltar ao site e realizar o pagamento. Se possível, recomenda-se que os lojistas disponham de descontos de 5% ou 10% para impulsionar o consumidor a finalizar a sua compra logo após receber a mensagem.

“Lojistas podem automatizar o envio de uma mensagem padrão pouco depois de o consumidor desistir da compra. Essa estratégia simples é eficaz para que a compra seja finalizada, principalmente quando vem acompanhada de uma promoção”, comenta Colette.

Fácil recuperação do carrinho

Às vezes, o consumidor tem interesse no produto, coloca no carrinho, mas decide que ainda não é o momento de comprá-lo. Para estes casos, vale sempre dispor de mecanismos dentro da loja virtual para uma rápida recuperação do carrinho, com todos os itens incluídos, quando chegar a hora de o usuário revisitar o site. Assim, o cliente não tem o trabalho de procurar mais uma vez e a loja diminui as chances de ele desistir novamente.

Loja segura

Já parou pra pensar que o problema pode estar na sua loja? Pois é! Comprar online ainda é visto como perigoso por muitos consumidores. Segundo um estudo da agência de SEO Conversion, 69% dos clientes têm receio de cair em golpes ao fazer compras virtuais.

Sendo assim, garanta a confiança no seu site. Disponha de selos de segurança reconhecidos pelo mercado, como o SSL (Secure Sockets Layer), que garante a criptografia das informações entre o navegador e usuário, McAfee Secure, que indica vistoria do site contra ameaças, e o E-Bit, que atesta a qualidade dos serviços online.

Checkout direto ao ponto

O momento de finalizar a compra é o mais crucial de toda a jornada, é ali que se decide se será tudo ou nada, pegar ou largar. Portanto, garanta que essa etapa seja clara e direta, sem enrolações. Fazer o simples é o recomendado aqui, pois dessa forma a experiência de compra ocorre de forma fluida, sem interrupções ou risco de dúvidas, e as chances de fidelizar o cliente também aumentam.

"Muitas lojas parecem temer fazer o básico e acabam pecando pelo excesso. Alguns colocam produtos que o cliente pode querer adicionar ao carrinho, o que adiciona etapas, diminui a agilidade e pode fazê-lo reconsiderar toda a sua compra", comenta, por fim, Colette.

Sobre a Yampi

Fundada em 2011, a Yampi é uma empresa de soluções para o aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. A Yampi já impactou mais de 700 mil negócios, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar