Dia das Crianças: 4 estratégias simples que podem transformar interesse em venda
Datas comemorativas costumam aquecer as vendas no comércio. De acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 73% das pessoas pretendem comprar algum presente no Dia das Crianças. A expectativa é que a data movimente 18,8 bilhões. Mas, para se destacar da concorrência e ter melhores resultados, é importante estar atento à experiência do cliente.
Quando falamos do varejo físico, o PDV é essencial, afinal, é onde ocorrerá toda a experiência de compra. Para Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, neste momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, fila dos caixas e forma de pagamento. “Nas datas sazonais, é importante manter o foco na experiência do consumidor para converter mais e fidelizar o público", explica Mortari.
Confira algumas dicas do especialista para o varejo físico atrair consumidores e se destacar dos concorrentes no Dia das Crianças:
1- Planeje as ações com os vendedores
Prepare as ações que serão realizadas. Crie um checklist com as principais ideias e envolva os profissionais da sua loja para que toda a equipe esteja alinhada e preparada para atender os clientes e executar o que foi planejado.
2- Faça uma vitrine temática
A parte visual é essencial na experiência de compra da loja física. Uma boa decoração, desde a vitrine, atrai a atenção do cliente.
“Mescle artigos que se relacionem com a sua loja e elementos alusivos à data. Dessa forma, você proporciona uma vivência imersiva a quem visita seu ponto de venda”, recomenda Mortari.
3- Promova ações com experiência
Para essa etapa, é importante ter conhecimento sobre quem são os consumidores da loja, para que a experiência passe por todas as etapas, desde um bom atendimento até antecipar as necessidades dos clientes.
Ações que geram curiosidade e que envolvam o cliente são grandes atrativos. Uma boa ação pode ocasionar vendas espontâneas, apenas por chamar atenção de quem está passando pela frente da loja.
4- Use o sistema ao seu favor
Veja no cadastro dos seus clientes quem costuma comprar no Dia das Crianças e envie mensagens personalizadas para lembrá-los da compra do presente.
“Entenda o perfil dos consumidores e, ao enviar a mensagem, é interessante ainda ceder vouchers de descontos, para ser um atrativo a mais”, sugere o CEO.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Crocs, Petland, entre outros.
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