Brasil,

Empresas Podem Usar Tecnologia Para se Adequar Às Novas Regras da Reforma Tributária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Duran
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Equipes de inovação focadas nos movimentos da legislação fazem com que a solução Compliance Fiscal seja um dos principais apoios de grandes companhias para este momento de adequação. Com a solução atualizada e pronta para este novo momento, é possível calcular automaticamente os tributos devidos, gerar arquivos necessários para o recolhimento, além de apresentar relatórios da situação tributária das companhias, tudo com eficiência, sem risco de erros, evitando multas

A reforma tributária tem sido pauta frequente e sua aprovação está cada vez mais próxima de se consolidar. De acordo com o Governo, as novas regras devem ser acordadas já em outubro. No entanto, o projeto que visa simplificar o sistema tributário brasileiro, substituindo tributos atuais como PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), além de modernizar o sistema para impulsionar a economia promovendo competitividade empresarial, ainda gera dúvidas para diversas empresas brasileiras.

De acordo com Bruno Ravacci, Head de Produto para Controladoria na Senior Sistemas, multinacional de tecnologias para gestão, a reforma tributária impactará diretamente o compliance e contabilidade dessas companhias. “O projeto trará mudanças significativas, uma vez que as novas regras alteram as normas de recolhimento, apuração de tributos e obrigações acessórias. Por outro lado, a gestão empresarial também será impactada, já que as companhias precisarão fazer mudanças em seus processos, sistemas, além da revisão do seu orçamento e planejamento tributário, que podem afetar diretamente o seu negócio, levando ao aumento de custos e a uma redução da eficiência”, diz.

Neste contexto, pensando em adaptabilidade e agilidade, a tecnologia de Compliance Fiscal integrada ao ERP é uma indicação segura para esse momento de adequação das novas regras por parte das empresas.

“A tecnologia é um ótimo atalho para garantir que o compliance esteja em conformidade com as novas regras previstas. Com esse tipo de solução é possível calcular automaticamente os tributos devidos, com base nas informações fornecidas pela companhia; gerar os arquivos necessários para o recolhimento dos tributos devidos, além de declarações fiscais necessárias; apresentando também relatórios personalizados para ajudar as empresas a acompanharem sua situação tributária”, esclarece Bruno Ravacci da Senior Sistemas, companhia que tem hoje um dos ERPs mais flexíveis e atualizados do mercado.

Tecnologia atualizada com as alterações legais – A automatização de processos contribui ainda com a redução de erros e no aumento da eficiência, já que diversas atividades são otimizadas, como, por exemplo, processos como o envio de declarações e o cumprimento de obrigações. “Outra vantagem para as companhias que optarem por integrar a solução de Compliance Fiscal ao ERP, é poder contar com suporte técnico e time especializado monitorando todas as alterações legais, nos âmbitos Federais, Estaduais e Municipais, se antecipando a quaisquer mudanças”, pontua.

De acordo com o Head de Produto da Senior Sistemas, é imprescindível que as empresas se preparem para adequação às novas regras desde já e, assim, evitem sanções fiscais. Porém, ele ressalta que o tempo que as empresas levarão para se adaptar às mudanças da reforma tributária depende de vários fatores, incluindo o tamanho da empresa, o setor de atuação e a complexidade dos processos.

“Fala-se em uma transição gradual que pode durar de 10 a 15 anos, o que significa um período onde as empresas terão que lidar com impostos já existentes e a nova proposta. No entanto, as empresas que já estão atuando dentro da transformação digital, ou seja, que possuem soluções flexíveis e atualizadas para a gestão dos negócios, como o que oferecemos hoje ao mercado, garantem um passo à frente”.

Entre a gama de funcionalidades da tecnologia Compliance Fiscal estão a apuração, já que a tecnologia calcula automaticamente os tributos devidos, com base nas informações fornecidas pela empresa; recolhimentos, uma vez que a inovação gera os arquivos necessários para o recolhimento dos tributos devidos, assim com as declarações fiscais necessárias, além da emissão de relatórios personalizados para ajudar as empresas a acompanhar sua situação tributária.

A tecnologia Compliance Fiscal está preparada para integrações com todos os ERPs do mercado.

“Oferecemos para as empresas uma tecnologia que garante a integridade fiscal da empresa, , auditoria integrada com todos os arquivos, processo centralizado em uma única estrutura, registros fiscais de estoques e inventário, todas as demandas fiscais do processo produtivo de uma indústria, retenção de documentos e contribuições fiscais, dashboard com indicadores tributários e econômicos da empresa, calendário fiscal como um apoio para fluxo de trabalho das equipes, além de automatização da emissão e importação de documentos eletrônicos enviados ao governo. Uma gestão completa e que contribui ainda com as conformidades legais, evitando também as indesejadas multas”, finaliza o especialista da Senior Sistemas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar