Brasil,

Pesquisa da ACSP revela que o consumidor paulista está mais otimista.

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Sallai
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Índices de confiança do estado e da cidade São Paulo revelam um consumidor mais otimista com o futuro e com a economia em geral.

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) pela PiniOn, alcançou, em setembro, 106 pontos. O aumento de 1,9% em relação a agosto e 11,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, revela a segunda elevação consecutiva, interrompendo uma sequência de quedas na confiança do consumidor paulista, iniciada em março de 2023, que, no entanto, se manteve dentro do campo otimista (acima de 100 pontos).

Na composição do índice, a percepção das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego atuais, assim como as expectativas futuras e a confiança na economia brasileira continuaram positivas, demonstrando um avanço mais intenso. Também se destaca o aumento da segurança no emprego.

Essa melhora generalizada da confiança seguiu se refletindo nos aumentos na disposição a comprar itens de maior valor, tais como carro e casa, e na proporção de entrevistados que manifestaram interesse em adquirir bens duráveis como geladeira e fogão e disposição a investir.

No recorte de classes socioeconômicas, o resultado mais uma vez foi misto, registrando-se aumento da confiança das famílias residentes no Estado de São Paulo pertencentes às classes AB e C, e diminuição para as da classe DE.

Cidade de São Paulo

Já o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 104 pontos em setembro, mostrando elevação em relação a agosto e na comparação com igual mês do ano passado (5,1% e 14,3%, respectivamente). Foi o segundo aumento consecutivo do ICCSP que também voltou ao campo otimista (acima de 100 pontos).

Tal como ocorreu a nível estadual, as percepções positivas com relação às situações atual e futura de emprego e renda mostraram melhora, levando a maioria dos entrevistados a manifestar interesse em comprar bens de maior valor, bens duráveis, além de investir.

Com relação à evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, houve avanço para as classes AB e C e recuo para a classe DE, repetindo o padrão observado para o Estado como um todo.

Em síntese, os resultados do ICCP e do ICCSP de setembro mostraram aumentos em termos mensais, com melhoras relativas das percepções positivas em relação às situações de renda e emprego atuais e futuras.

De acordo com o economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, os resultados do ICCP e do ICCSP de setembro mostraram aumentos em termos mensais, com melhoras relativas das percepções positivas em relação às situações de renda e emprego atuais e futuras. “A evolução relativamente mais favorável da confiança das famílias paulistanas e paulistas pode ser explicada pelos impactos positivos do crescimento da ocupação, do aumento da renda das famílias e da perspectiva de continuidade da redução dos juros, num contexto de desaceleração da inflação”, acrescentou o especialista.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar