A importância do uso de dados na personalização das campanhas de marketing de sua marca

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yasmin Campos

Por Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Sênior da CMcom

Devido às novas necessidades de consumo, o marketing tem passado por diversas mudanças nos últimos anos. Diferente de como ocorria no marketing tradicional, que tinha como principal foco anúncios publicitários e as vendas, o marketing de personalização visa estabelecer uma relação próxima e exclusiva com o cliente por meio da estratégia de coleta de dados, com o objetivo de atrair, melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as conversões.

Por meio de análises de dados, é possível oferecer experiências personalizadas aos clientes, que ajudam a melhorar o engajamento e o sucesso dos negócios. Esses dados podem ser coletados por meio de formulários, pesquisas, informações demográficas, históricos de compras, comportamento nas redes sociais e preferências dos consumidores. As estratégias podem ser aplicadas de diversas formas, como envio de e-mail personalizados, descontos, fretes grátis, vitrines inteligentes em e-commerces, entre outras coisas.

São diversos benefícios que essa estratégia de marketing digital oferece, como o aumento das vendas, fidelidade da marca, maior engajamento e melhora na experiência do cliente, já que é possível ajudar na tomada de decisão e melhorar o processo de compra.

O primeiro passo para começar o marketing personalizado para sua marca é captar os dados e organizar essas informações; a próxima etapa é desenvolver conteúdos personalizados e que façam sentido para esses consumidores, como anúncios, landing pages e e-mails. Existem diversas ferramentas hoje nos mercados que auxiliam nesse processo, como recursos de coleta e análise de dados, plataformas de automação e de personalização, chatbots, entre outros.

Uma das ferramentas bastante utilizadas é a CDP (Customer Data Platform), plataforma que utiliza tecnologia inovadora de machine learning para reunir dados estratégicos dos clientes e gerar campanhas segmentadas e personalizadas de acordo com o interesse e comportamento no ecossistema digital do cliente.

Grandes marcas de sucesso do mundo utilizam essa estratégia, como a Netflix, que desenvolveu por meio de algoritmos recomendações de filmes e séries únicas para cada usuário de acordo com o que ele assiste. Outra empresa que utiliza esse método de marketing personalizado é o Spotify, com a criação da playlist “Descobertas da semana”, que recomenda músicas baseadas nas suas preferências - e assim ocorre com outras grandes empresas, como Amazon e Cola-Cola.

É importante sempre lembrar de respeitar a privacidade dos usuários durante a coleta de informações e evitar os temidos anúncios indesejados e agressivos. A estratégia de marketing personalizado já é uma tendência, mas conforme evoluímos surgem espaço para modernidades.

Para os próximos anos, tem se falado muito sobre o potencial da inteligência artificial no marketing e no desenvolvimento das suas técnicas. A personalização como estratégia de marketing digital ainda tem muito o que ser explorada e se você ainda não faz uso dessa estratégia para otimizar os seus negócios é hora de começar!