‘Business Partners’ se tornam aliados para o bem-estar dos profissionais de tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sofia Andreassa

Crédito: Jefferson Bernardes Crédito: Jefferson Bernardes

Executiva da Zallpy comenta sobre as vantagens de investir em profissionais que façam a conexão entre as operações de TI e as lideranças das empresas

O profissional de TI é, sem dúvida alguma, um dos mais bem remunerados e com maior empregabilidade na atualidade. Para se ter uma ideia, segundo dados do site Glassdoor, a média salarial de um profissional de tecnologia no Brasil é de R$ 8.500,00, valor seis vezes maior do que o salário mínimo atual de R$ 1.320,00. No entanto, a rotina muitas vezes pode ser extenuante. Profissionais de TI frequentemente se veem envolvidos em um turbilhão de demandas, prazos apertados e complexidades técnicas, o que pode exercer pressão significativa sobre a saúde mental.

Pensando em criar uma cultura organizacional focada no bem-estar dos colaboradores, a Zallpy, empresa que desenvolve soluções digitais customizadas, passou a investir nos Business Partners (BPs), profissionais que atuam no acompanhamento direto e próximo da jornada dos colaboradores de TI, proporcionando também a conexão com as lideranças da empresa. Além disso, eles são observadores atentos das dinâmicas de equipe, das preocupações e anseios dos funcionários, identificando pontos de atenção, melhoria e atributos de cada pessoa.

Segundo Mariana Riccordi, head de Pessoas & Cultura da Zallpy, o que torna os Business Partners tão importantes é a compreensão das necessidades e desafios específicos enfrentados pelo pessoal de TI: “Os BP’s estão posicionados para atuar como defensores do bem-estar e da carreira desses profissionais, reconhecendo os sinais de estresse e sobrecarga. Por exemplo, já aconteceu de identificamos casos em que os colaboradores estavam insatisfeitos, pensando em solicitar o desligamento por não conseguirem enxergar o seu potencial na operação, e graças à atuação das BPs, conseguimos reverter o cenário realocando-os em funções mais adequadas a suas necessidades e objetivos”.

O elevado turnover de profissionais de TI é um dos maiores desafios das empresas atualmente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, e as empresas da área de TI estão entre as mais afetadas. Para enfrentar esse desafio, é essencial que elas invistam no bem-estar das equipes.

A Zallpy promove diversas iniciativas, incluindo a formação de grupos de afinidade, chamados de comunidades temáticas (Diversidade & Inclusão, Esporte e Tecnologia), nas quais os colaboradores se unem para planejar e realizar atividades de engajamento em seus respectivos campos, possibilitando espaços de conexão. Além disso, proporciona flexibilidade de horários de trabalho e, quando necessário, oferece apoio financeiro para sessões de psicoterapia, que podem ser identificadas tanto pelos Business Partners quanto pelos gestores.

"Para nós, é bastante óbvio que a valorização do profissional de TI vai muito além do simples aumento salarial. Acreditamos firmemente que as empresas que desejam prosperar devem colocar o bem-estar de seus colaboradores no centro da cultura organizacional, pois isso não apenas beneficia os profissionais, mas também contribui para o sucesso a longo prazo da própria empresa”, completa Mariana.

Sobre a Zallpy Digital – A Zallpy Digital reúne talentos para acelerar a transformação digital de negócios. A empresa desenvolve soluções digitais customizadas, com tecnologia de ponta e de alto valor agregado. Parceira estratégica de grandes players internacionais, entrega inovação e inteligência a empresas de diversos segmentos por meio de serviços como desenvolvimento de software, soluções digitais, consultoria e outsourcing de TI.