Brasil,

Pesquisa revela que 40% dos CFOs desejam se tornar CEOs no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wendy Candido
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Um recente estudo intitulado “Futuro do CFO 2023”, realizado pela Assetz em parceria com o Instituto Insper, examinou e analisou o perfil e os principais desafios enfrentados pelos Chief Financial Officers (CFOs) de grandes empresas brasileiras. O estudo revela temas cruciais ligados à carreira e à área de Finanças, explorando também os impactos digitais, ou seja, das novas tecnologias para esses profissionais e suas equipes. Um dos dados levantados pelo estudo é que 40% dos CFOs, que já ocupam uma posição alta no nível hierárquico, desejam se tornar CEOs, subindo um degrau a mais na sua jornada profissional.

Dentro das funções de um CFO podemos destacar a visão estratégica, geração de valor e liderança, bem como a atuação flexível para a progressão e adaptação em um ambiente com rápido avanço tecnológico. Além disso, o CFO deve ter em mente sempre que três fatores norteiam a área financeira de uma grande empresa: balanço patrimonial, forma de captação de recursos para projetos e gestão do fluxo de caixa. Sem esses fundamentos principais nenhuma estratégia será bem sucedida e o CFO não conseguirá desempenhar as suas funções junto aos liderados.

De acordo com a cofundadora e co-CEO da fintech Portão 3, Bianca Junqueira, hoje, o CFO desenvolve funções importantíssimas dentro de uma empresa e está diretamente ligado ao CEO. “O CFO cuida do coração da empresa, que é a área financeira, o que reflete em todo o planejamento da empresa. Bons e habilidosos CFOs podem sim vir a se tornar excelentes CEOs, pois possuem ampla visão estratégica do negócio”, avalia.

Perfil do CFO brasileiro

87% dos CFOs entrevistados são homens;
90,4% se autodeclaram como brancos;
22% são oriundos do setor de Indústria;
64% trabalham em entidades com participação governamental;
39% possuem a primeira graduação em Administração de Empresas;
60% são contratados do mercado (empresa brasileira);
52% dos CFOs promovidos internamente provêm de mentores ou diretores;
59% não possuem experiência em mercado financeiro;
As principais habilidades comportamentais são: resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade (18% mulheres e 21% homens);
O principal estilo de liderança é o mentor: empático, demonstra consideração e orienta as pessoas por meio da transmissão de experiência e de uma comunicação eficaz (18% mulheres e 33% homens);
40% desejam se tornar CEOs;
23% acreditam que o maior legado de um CFO é uma área de finanças mais estratégica, voltada ao negócio e que dê suporte às demais áreas na tomada de decisão.

Portão 3

Portão 3 é uma fintech que oferece gestão de pagamentos para grandes empresas e indústrias, promovendo liberdade para colaboradores que realizam atividades externas. Com foco em pagamentos, oferecemos soluções para gestão de viagens corporativas e despesas como alimentação, combustível e pedágio. Nossa missão é proporcionar às empresas e suas áreas financeiras um maior controle financeiro, enquanto garantimos funcionários mais felizes e engajados. Com um volume transacional de mais de 550 milhões nos últimos dois anos, impactamos mais de 600 empresas em toda a América Latina. Acelerada pela Y Combinator'21 e Endeavor Scale Up'22, somos referência em Open Innovation pelo ranking "100 Open Startups". Em 2023, recebemos o selo Most Loved Workplace e Great Place to Work.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar