Brasil,

Comunicação acolhedora nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Marchena
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Comunicação acolhedora nas empresas

Psicóloga orienta 10 medidas para lidar com casos de depressão no ambiente corporativo

No filme "Do que as Mulheres Gostam", protagonizado por Mel Gibson, o personagem principal adquire a habilidade de ouvir os pensamentos das mulheres ao seu redor após um acidente. Ele descobre que uma colega de trabalho, a qual nunca havia prestado muita atenção antes, está enfrentando pensamentos suicidas.

Infelizmente, situações como essa não são incomuns em ambientes corporativos e não é necessário ter poderes especiais para perceber quando um colega de trabalho está sofrendo de depressão. A psicóloga especialista em comunicação, Shana Wajntraub, enfatiza que basta prestarmos atenção aos sinais que as pessoas em nosso ambiente podem emitir. É essencial que, principalmente os líderes, desenvolvam essa habilidade de leitura para mitigar o sofrimento mental nas corporações.

Setembro está acabando com o amarelo dos ipês e da campanha de atenção ao suicídio. Mas cuidar da saúde mental nas empresas deveria ser o ano inteiro pois um ambiente saudável com pessoas mentalmente saudáveis produzem melhor , afirma a psicóloga. Vivemos uma pandemia de doenças psicossomáticas, a mais grave, a depressão. É provável que você, que me lê, conheça alguém que enfrenta essa condição. Se essa pessoa está próxima de você, certamente entende quão desafiador pode ser iniciar uma conversa sobre o assunto.

O objetivo aqui não é substituir a psicoterapia, ainda que apenas 5% da população indicada a isso, teve acesso terapia no ano passado, mas fornecer orientações para que qualquer pessoa possa estabelecer uma comunicação eficaz com alguém que sofre de algum distúrbio psicossomático.

A psicóloga Shana Wajntraub oferece diretrizes sobre como abordar a comunicação no ambiente de trabalho com alguém que está passando por sofrimento:

- Eduque-se sobre a depressão: É fundamental entender o que é a depressão, seus sintomas e como ela pode afetar a vida e o trabalho de alguém. Isso permitirá que você tenha empatia e lide melhor com a situação.
- Seja empático: Demonstre compreensão para com a pessoa que está sofrendo de depressão. Reconheça que a depressão é uma doença real e não uma fraqueza de caráter. Esteja disposto a ouvir atentamente quando a pessoa quiser compartilhar seus sentimentos, evitando fazer julgamentos ou críticas.
- Mantenha a confidencialidade: Respeite a privacidade da pessoa com depressão. Não compartilhe informações sobre sua condição com outras pessoas, a menos que tenha permissão explícita para fazê-lo.
- Ofereça apoio: Pergunte à pessoa como você pode ajudar. Algumas pessoas podem preferir espaço, enquanto outras podem precisar de apoio emocional. Esteja disposto a adaptar sua abordagem às necessidades dela.
- Flexibilidade no trabalho: Se possível, ofereça horários de trabalho flexíveis ou razoáveis para ajudar a pessoa a enfrentar os desafios da depressão. Isso pode incluir permitir pausas regulares, ajustar prazos ou até mesmo permitir que trabalhem remotamente, se for viável.
- Encoraje a busca de ajuda profissional: Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra. Você pode sugerir recursos disponíveis por meio do plano de saúde da empresa ou programas de assistência ao empregado.
- Mantenha a comunicação aberta: Garanta que a pessoa saiba que pode falar com você se estiver enfrentando dificuldades. Esteja atento a sinais de agravamento da depressão, como isolamento extremo, queda no desempenho no trabalho ou mudanças significativas de comportamento.
- Evite estigmatização: Promova um ambiente de trabalho livre de preconceitos em relação à saúde mental. Isso pode incluir a promoção de programas de conscientização e treinamento para os funcionários.
- Seja paciente: Lembre-se de que a recuperação da depressão pode ser um processo demorado. Esteja disposto a oferecer apoio contínuo.
- Consulte recursos internos: Se sua empresa tiver um departamento de recursos humanos ou um profissional de saúde mental no local, considere consultar esses recursos para obter orientação adicional sobre como lidar com a situação.

Shana enfatiza que lidar com a depressão no ambiente corporativo requer uma abordagem cuidadosa e compassiva, pois cada pessoa é única e suas necessidades podem variar. Portanto, a flexibilidade e a empatia desempenham um papel fundamental na gestão dessa situação delicada.

Sobre a Shana Wajntraub : Psicóloga especialista em neurociência com mestrado em comunicação, análise do comportamento pela MMU no Reino Unido, Paul Ekman, e atua há mais de 20 anos no Brasil e países da América Latina.

É autora do livro " A arte da comunicação de Impacto " e especialista em treinamento com Strorytelling . Congressista da T&D da América Latina, maior evento focado em profissionais que desenvolvem pessoas nas organizações. Além disso, é Tedx Speaker, programa criado para organizações e profissionais através de eventos TEDx. A psicóloga tem mais de 50 mil seguidores em suas redes sociais. Veja o vídeo sobre o tema

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7085628165624086528/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar