Brasil,

Susep diz que Open Insurance viabilizou nova ferramenta do mercado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24), a Susep destacou que a plataforma “Encontre seu Seguro”, lançada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), tem como base as informações disponibilizadas por meio do Open Insurance. “Essas informações viabilizaram o desenvolvimento da plataforma, cuja principal função é consultar e comparar as coberturas de seguros, modalidades de planos de previdência e periodicidade de sorteios de títulos de capitalização oferecidos por cada uma das sociedades participantes do Open Insurance”, enfatizou a autarquia.

A Susep pontuou ainda que o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, possibilitará que consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitam o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, “de forma segura, ágil, precisa e conveniente”.

Ainda de acordo com o órgão regulador, para entregar esses benefícios ao consumidor, o Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança. “As informações utilizadas na nova ferramenta da CNseg são aquelas disponibilizadas na Fase 1 do Projeto Open Insurance, que englobam informações de caráter público, tais como produtos comercializados e suas coberturas, canais de atendimento presenciais, telefônicos e eletrônicos”, sublinhou o texto do comunicado da Susep.

Segundo a autarquia, com o avanço do projeto e a conclusão das fases 2 e 3, “mais produtos e serviços surgirão, permitindo ao consumidor acessar e compartilhar seus dados, quando desejar, com outras seguradoras e terceiros”.

Mais informações sobre o Open Insurance podem ser obtidas na página oficial do projeto, dentro do site da Susep, neste endereço: https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/open-insurance

Neste espaço, são listadas as possíveis soluções a partir do Open Insurance. Veja algumas delas:

Aplicativos e comparadores

Será possível desenvolver aplicativos que comparem produtos de diversas seguradoras em um só local, para que o cidadão possa fazer escolhas mais conscientes, podendo, inclusive, utilizar seus dados pessoais para definição de produtos mais aderentes ao seu perfil, caso deseje.

Soluções focadas em inovação

Novas soluções tecnológicas poderão surgir para atender as necessidades dos consumidores como, por exemplo, agregação das informações relativas à vida financeira em diferentes instituições financeiras, incluindo produtos de seguros, de previdência complementar e capitalização.

Iniciação de serviços

Serviços como aviso de sinistros (comunicação de uma ocorrência coberta pelo seguro), portabilidade de previdência, entre outros, poderão ser feitos de forma mais simples, por meios digitais.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar