Brasil,

Clínicas que utilizam inteligência artificial e chatbots têm redução de 60% no absenteísmo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Gil Bedani
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De acordo com dados da Linx, ferramentas digitais reduzem a “taxa de ausência” nas consultas e ajudam a evitar perda de receita

A digitalização dos serviços de clínicas médicas vem se tornando cada vez mais benéfica para o setor, automatizando processos e entregando uma melhor performance de atendimento para os pacientes. De acordo com dados da Linx – empresa especialista em tecnologia para o varejo, que conta com uma vertical focada em gestão de clínicas – consultórios que utilizam ferramentas digitais tiveram, nos últimos dois anos, uma redução de 60% no absenteísmo em comparação com aqueles que não utilizam.

A importância do atendimento automatizado também é comprovada pela análise feita no período das férias. O levantamento da Linx apontou que, nos meses de junho e julho, a taxa de ausências ou no-show em consultas presenciais costuma ficar em 16,50%. Além disso, o atendimento de novos pacientes em consultórios médicos passa de 16,24% (índice registrado em meses comuns) para 12,63% (índice registrado em meses de férias). Quando analisados apenas os retornos, o absenteísmo médio de 13,23%, registrado em meses comuns, chega a 21,35% nas férias.

“Os dados mostram que o fluxo de consultas costuma cair em períodos de recesso por três motivos principais: por conta das faltas em consultas agendadas, porque os pacientes tendem a postergar suas visitas ao médico em período de férias e porque o paciente marca o retorno após a consulta, ocupa a agenda, mas falta com mais frequência. Tudo isso interfere diretamente na receita e pode ser evitado com um atendimento automatizado disponível em tempo integral e opções tecnológicas de atendimento, como a teleconsulta”, afirma Rogerio Lucio Vieira, diretor executivo da vertical de Saúde da Linx.

Vieira explica que os profissionais que estão buscando novas soluções em gestão e atendimento apresentam um significativo crescimento em receita em comparação com concorrentes que optam pelo atendimento tradicional.

“A solução encontrada pelas clínicas para amenizar o impacto das faltas é o serviço de mensagens automáticas para relembrar a data e horário dos encontros com o médico, que permite ao paciente confirmar ou remarcar a consulta, evitando horários vagos na agenda. Das clínicas analisadas, a que teve o pior desempenho em absenteísmo (taxa média de 22,27%) afirma não se comunicar com os pacientes por nenhum canal. Já a que apresentou o melhor desempenho (10,81%) usa soluções como SMS e e-mail nas comunicações com os clientes. Isso é um claro reflexo dos resultados que a digitalização dos serviços pode trazer para esse setor”, finaliza o executivo.

Os dados foram levantados junto à base de clientes do Linx ClinicWeb, que integra a vertical de Saúde da Linx, e contou com a participação de consultórios de todo o Brasil.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.


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