Brasil,

Anbima amplia o número de fundos classificados como investimento sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A reunião de 9 de agosto da Comissão de Integração ASG da CNseg, realizada em conjunto com a Comissão de Investimentos, contou com apresentação de representante da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) sobre a expansão da regra de autorregulação da entidade que permite a classificação de fundos de investimento como “Investimento Sustentável” ou que integrem questões ASG (Ambientais, Sociais e de Governança).

As regras de identificação já eram válidas para fundos de renda fixa e renda variável, mas agora valem para fundos multimercados, FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), FICs (fundos de cotas que investem no mercado local ou no exterior) e ETFs (Exchange Traded Funds). No futuro, tais regras ainda serão aplicadas aos FIIs (Fundo de Investimento Imobiliário) e FIPs (Fundo de Investimento em Participações).

Para que um fundo receba esse tipo de classificação, precisa cumprir uma série de requisitos, que são monitorados periodicamente, além de passarem por um minucioso processo de avaliação (due diligence). Tudo isso para inibir a prática de greenwashing, que consiste na disseminação de informações inverídicas ou exageros sobre o perfil ASG do gestor de um fundo ou de um ativo, mesmo quando realizada de forma involuntária.

Atualmente, 48 Fundos em operação estão classificados como Investimento Sustentável, além de outros 19 que integram as questões ASG no processo de investimento.

No mercado segurador as entidades que levem em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental, social e de governança na gestão de seus investimentos, agora contam com a classificação da Anbima para facilitar a seleção dos investimentos que estejam aderentes à sua política.

As questões ASG, inclusive, foram muito debatidas no Anbima Summit, realizado em 16 e 17 de agosto no Rio de Janeiro. A ex-ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, por exemplo, apresentou a palestra “Sustentabilidade: o Brasil consegue virar o jogo e se tornar protagonista?”, enquanto a diretora-executiva de Diversidade, Equidade e Inclusão da UBS, Mariana Betzios, discorreu sobre o tema “Diversidade e inclusão: case da UBS sobre interseccionalidade de marcadores identitários”.

Também presente na plateia do evento, o Especialista Técnico da CNseg Leandro Santos disse notar que tem crescido a abordagem de aspectos ASG em eventos de investimentos. Boa parte dos painéis do evento da Anbima abordaram essas questões. Na ocasião, inclusive, foi apresentado o IDIVERSA B3, que é o primeiro índice de diversidade com foco em gênero e raça da América Latina, apresentando o desempenho médio das ações de empresas listadas que se destacam no critério de diversidade, baseado no Score de Diversidade, desenvolvido pela própria B3.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui para ler o Manual de Regras e Procedimentos Para Investimentos em Ativos Sustentáveis da Anbima


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar