Brasil,

Hospital São Francisco na Providência de Deus realiza procedimento para o controle de dores neuropáticas capaz de devolver qualidade de vida aos pacientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Eckstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) deu um importante passo no tratamento de dores neuropáticas ao realizar, pela primeira vez em suas instalações, um procedimento de estimulação do Gânglio da Raiz Dorsal (também conhecido como DRG). A técnica foi aplicada pela equipe chefiada pelo neurocirurgião e professor Alexandre Amaral, que coordena o Centro Multidisciplinar da Dor do hospital. “Trata-se de procedimento de neuromodulação que devolve esperança aos pacientes que sofrem de dores debilitantes, muitas vezes incapacitantes e que são decorrentes de doenças ou lesões do sistema nervoso periférico ou do sistema nervoso central. Ainda não é muito realizado no país pela falta de profissionais capacitados na técnica que ainda não é ensinada no Brasil”, afirma o especialista, que é presidente eleito da Sociedade de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional e atual coordenador do Departamento de Dor e Neurocirurgia Funcional da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

“A aplicação desta técnica em nosso hospital vem se somar aos nossos esforços de oferecer um cuidado cada vez mais completo, com uso das melhores e mais modernas soluções para os nossos pacientes”, diz o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro.

O procedimento

O DRG consiste na implantação de eletrodos na saída do gânglio dorsal da raiz da medula. “Usamos microchips que são colocados no local onde houve a lesão do nervo. Esses chips são conectados a um pequeno dispositivo que gera um estímulo, um impulso que controla a dor. O funcionamento é semelhante a um marcapasso, mas é voltado para o sistema nervoso”, explica ele. “Minha equipe realizou dois procedimentos de DRG no mesmo dia, em pacientes com histórias bem diferentes: uma senhora, de quase 90 anos, que sofria com muitas dores causadas por uma infecção por herpes zóster, e uma paciente mais jovem, de 40 anos, que passou por uma cirurgia de coluna e que teve um nervo lesionado”, conta o médico.

Amaral ressalta que a neuromodulação não é apropriada para todo tipo de dor. “Esse tratamento é indicado para as chamadas dores disautonômicas e neuropáticas, decorrentes de disfunções do sistema nervoso que provocam dor em ardência e, muitas vezes, não respondem ao tratamento convencional”, diz. Essas dores podem ser resultado de diversas condições, como diabetes, problemas na coluna, síndrome pós-herpética e no pós-cirúrgico, completa o médico.

De acordo com o especialista, essa é uma opção de tratamento amplamente utilizada nos Estados Unidos, Europa e Ásia. “Os pacientes submetidos a ele experimentaram uma melhora significativa na qualidade de vida, relatando redução substancial da dor e, em alguns casos, até mesmo a completa eliminação das sensações dolorosas”, comenta Amaral. Ele destaca ainda que o procedimento é realizado de forma minimamente invasiva, o que contribui para melhorar a recuperação dos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar