Redes sociais: o impacto na construção de marcas de sucesso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaiza Ribeiro

*Por Jefferson Araújo

As redes sociais revolucionaram a maneira como as pessoas se conectam, compartilham informações e interagem online. Além de mudar a forma como as pessoas se comunicam, as redes sociais também tiveram um impacto significativo no mundo dos negócios e na construção de marcas de sucesso. Hoje, a presença e a estratégia das marcas nas redes sociais são fundamentais para alcançar o público-alvo, construir relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso comercial.

As redes sociais se tornaram uma parte integrante da vida cotidiana das pessoas. Para se ter uma ideia, segundo dados do Global Statshot Report, já são 4,7 bilhões de usuários ativos nas plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras. Essa vasta audiência representa uma oportunidade sem precedentes para as marcas alcançarem seus clientes em potencial e construírem uma presença online significativa.

Uma marca que não esteja presente nas redes sociais pode ser percebida como desatualizada, menos acessível e menos confiável. Além disso, as redes sociais oferecem uma vitrine acessível para apresentar a personalidade da marca, contar sua história e destacar os valores fundamentais que a diferenciam da concorrência.

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a capacidade de construir conexões autênticas com o público. As pessoas não querem apenas comprar produtos ou serviços; elas querem se relacionar com marcas que compartilham seus valores e que se importam com seus clientes.

Ao utilizar as redes sociais de forma eficaz, as marcas podem interagir diretamente com os consumidores, responder a perguntas, resolver problemas e demonstrar que se preocupam em fornecer uma excelente experiência ao cliente. Essas interações positivas constroem confiança e lealdade, levando a uma base de clientes engajados e fiéis.

O conteúdo é a espinha dorsal de qualquer estratégia de sucesso nas redes sociais. As marcas precisam criar conteúdo valioso, relevante e atraente para atrair e reter a atenção do público. Isso pode incluir diversos tipos de conteúdo, como postagens informativas, vídeos, infográficos, histórias interativas e transmissões ao vivo. O objetivo é envolver o público, contar histórias interessantes e criar uma comunidade em torno da marca.

Além disso, ao associar-se também a influenciadores relevantes, as marcas podem aumentar sua visibilidade, alcançar novos públicos e ganhar credibilidade por meio da autenticidade transmitida pelo influenciador. Essa abordagem permite que as marcas alcancem segmentos específicos do mercado de maneira mais eficiente do que a publicidade tradicional.

Por fim, é fato que as redes sociais transformaram a maneira como as marcas constroem relacionamentos com seus clientes e alcançam o sucesso. Uma presença estratégica nas redes sociais permite que as marcas atinjam um público amplo e diversificado, construam conexões autênticas, impulsionem o engajamento e aumentem a lealdade do cliente. No entanto, para alcançar resultados significativos, as marcas devem adotar uma abordagem estratégica e autêntica ao utilizar as redes sociais.

*Jefferson Araújo é CEO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal. Jefferson possui MBA em Gerenciamento de Projetos e mais de 10 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação. O empreendedor possui uma grande vivência na Gestão de Projetos e Negócios de PD&I atuando diretamente com as principais indústrias de Eletroeletrônico do país.