Brasil,

Colaboradores que atuam em modelo híbrido preferem ir ao escritório para fazer reuniões do que para trabalhar individualmente; veja outras tendências

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Martini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Colaboradores que atuam em modelo híbrido preferem ir ao escritório para fazer reuniões do que para trabalhar individualmente; veja outras tendências

Dados da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada em trabalho híbrido, mostram práticas que se consolidaram desde o início da popularização do modelo

Mais de três anos depois do início da pandemia de Covid-19, e quase dois anos e meio após o início do processo de flexibilização do isolamento social, o modelo híbrido de trabalho começa a ganhar um perfil mais estável nas empresas brasileiras, com práticas que se consolidaram após um período em que os processos pareciam ter um caráter mais "provisório". Entre as companhias ouvidas para a 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgada no último mês, 59% estão operando em sistema híbrido; com 76% dos trabalhadores entrevistados considerando este o modelo ideal. E a maneira como as empresas organizam suas rotinas no híbrido mostra que algumas tendências apontadas ainda durante a pandemia - como o fato de que os escritórios se tornariam, cada vez mais, lugares dedicados ao trabalho criativo e colaborativo - de fato se consolidaram.

"Nos meses do final da pandemia e do início da retomada do trabalho presencial, o foco das organizações era manter os colaboradores separados, evitar aglomerações, implantar medidas sanitárias", relembra Mário Verdi, CEO da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada no trabalho híbrido. "Os dados atuais da nossa plataforma, já em um momento de tração total nos escritórios, revelam um movimento bem diferente no mercado corporativo brasileiro. Hoje, as empresas querem ver seus funcionários de volta ao presencial, interagindo mais e produzindo juntos."

Um dos dados apontados por Mário e identificados por meio da plataforma Deskbee é o aumento do número de reservas de salas de reunião em relação ao crescimento do número de reservas de estações individuais de trabalho: embora ambos os números tenham aumentado, mostrando que os profissionais estão de fato visitando os escritórios com mais frequência, o crescimento de reservas de salas de reunião no primeiro semestre de 2023 foi de 70%, enquanto o aumento no número de reservas de estações de trabalho foi de 49%.

As reservas registradas na plataforma somam 5,461,080 ao longo dos seis últimos meses; com os cerca de 350 mil usuários cadastrados tendo acessado a Deskbee 1,361,237 vezes no período. Os dados registrados na ferramenta também confirmam outras tendências interessantes, como o fato de que a maior parte dos trabalhadores prefere estar presencialmente nos escritórios no meio da semana: 65% das reservas são feitas para quartas e quintas-feiras.

Ações para tornar os escritórios mais atrativos

Outra tendência que se consolidou ao longo de mais de três anos de popularização do trabalho híbrido é o esforço das companhias em tornar seus escritórios lugares mais atrativos, em que os colaboradores de fato queiram estar. "Há um alto interesse da nossa base de clientes por novas funcionalidades focadas na experiência dos colaboradores, como reserva de salas combinadas para a realização de eventos maiores, módulos de chamados e entregas, feature de liberação de andares por ocupação, módulo de gestão de visitantes, e assim por diante", aponta o CEO Mário Verdi, da Deskbee.

"Também nesse sentido, temos sido procurados por clientes que buscam uma forma de atrair seus times de volta para o escritório, utilizando tecnologias e práticas que possam ajudar nesse desafio", ele prossegue. "No último semestre, por exemplo, temos desenvolvido, em parceria com a Cielo, um programa de pontos que recompensa quem frequenta pessoalmente o escritório, numa estratégia de gamificação que vem sendo adotada por diversas organizações. Tudo isso corrobora com a visão de que as empresas querem estar preparadas para receber seus colaboradores, e querem que eles se sintam incentivados e motivados a estar no espaço físico das companhias algumas vezes por semana ou por mês."

Mário aponta até mesmo uma nova tendência que a Deskbee vem identificando entre as práticas de seus clientes: a "sala de trabalho", ou "working room". "Diferente do conceito da sala de reunião, as salas de trabalho são planejadas para oferecer acomodação para times ou squads específicos, que desejam ficar trabalhando juntos em um espaço privativo, durante todo um dia de expediente", ele explica. "Esse modelo favorece a colaboração e as trocas eventuais e espontâneas de idéias e insights, mesmo que cada colaborador esteja trabalhando em um projeto ou uma tarefa individual naquele momento."

Modelo segue sendo determinante na atração de talentos

Com a consolidação do trabalho híbrido, muitos colaboradores passaram a considerar o modelo determinante na hora de escolher se candidatar a uma vaga ou permanecer em uma empresa. A mais recente edição do Índice de Confiança Robert Half mostrou que, hoje, 38% dos profissionais empregados no Brasil buscariam um novo emprego caso a companhia em que atuam decidisse retomar o sistema exclusivamente presencial. Dos recrutadores entrevistados para a pesquisa, 39% já viram ou estão vendo colaboradores procurarem um novo emprego depois que a companhia optou pelo presencial, e 23% temem que isso possa acontecer no futuro.

"Observamos que as empresas menores buscam nosso software para controlar a ocupação no uso compartilhado do escritório, evitando superlotação e falta de espaço - já que optaram por utilizar escritórios com menos lugares disponíveis do que o número total de colaboradores da organização", destaca Mário Verdi, da Deskbee. "Já as empresas maiores vêm apresentando um aumento significativo no número de reservas de salas de reunião, como reflexo do uso do escritório para fins de interação e colaboração. Os dados que observamos na plataforma mostram que cada vez mais empresas, independente do porte, optam por otimizar sua infraestrutura de real estate para a realidade do híbrido, indicando que o modelo está cada vez mais consolidado no Brasil."

Sobre a Deskbee

A Deskbee é uma plataforma multifunção para gestão do workplace, e especializada no conceito de escritório híbrido. A solução é totalmente personalizável, reproduzindo no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente. A ferramenta permite fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e mesmo vagas de estacionamento no escritório físico; além de contar com recursos como abertura de chamados, reuniões virtuais instantâneas e gestão de entregas. Hoje, a Deskbee já conta com mais de 400 clientes corporativos, incluindo grandes empresas como WarnerMedia, Heineken, Accor, Renault, Deutsche Bank, BRF, BIC, XP e iFood. A plataforma também já atende clientes internacionais, em países como Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Japão, Espanha e Alemanha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar