Profissionais conectados inovam mais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Gravina

*Eng. Vinicius Marchese

Inovação é um movimento que acontece em ondas de colaboração. Por isso, a criação de uma rede estadual de coworkings totalmente dedicados aos profissionais da área tecnológica envolve, além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), as entidades de classe, que agregam contato com os municípios, as instituições de ensino e com futuros profissionais. Por isso, foi preciso uma ação conjunta de esforços para desenvolver um projeto novo que pretende colocar nas ruas cerca de 190 unidades com estações de trabalho compartilhadas exclusivas para esses públicos.

Estamos falando da Rede CreaLab Coworkings, que teve o primeiro ambiente inaugurado em julho na Sede Angélica do Conselho, na capital paulista. Ao todo, já são cinco desses locais em funcionamento, com as recentes inaugurações nas cidades de Adamantina, Bragança Paulista, Catanduva e Piracicaba. Até o fim deste ano, serão mais três aberturas (em Santo André, Votuporanga e Osasco).

Por que é importante que os profissionais da área tecnológica se conectem por meio desses espaços? Simples: pessoas conectadas inovam mais e, quando falamos de tecnologia, inovação é crucial para transformar ideias em realidade e impulsionar negócios estratégicos com potencial de servir à sociedade. Nem é preciso ir tão longe para observar isso. O boom de startups brasileiras e os recursos proporcionados por ferramentas digitais, como inteligência artificial, monitoramento de dados, automação de processos, e tantas outras palavras que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e vocabulário, são apenas alguns dos destaques do que o pensamento inovador e empreendedor é capaz de fazer. Isso quando há, ainda, um ingrediente somado, a integração de diferentes conhecimentos.

A área tecnológica paulista é formada, hoje, por 350 mil profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. São mais de 30 modalidades que compõem um ecossistema rico em base técnica, mas que precisa se apropriar do externo para criar soluções que terão resultados efetivos e mudanças significativas para a vida das pessoas. Esse é o principal desafio de quem ingressa no mercado de trabalho de tecnologia atualmente e olha que são 25 mil formandos desses cursos por ano. Isso falando somente do estado de São Paulo. Ou seja, não falta mão de obra. O que falta é oportunidade de conectar. Agora, com os coworkings, nosso objetivo é tornar essa troca mais fácil. Afinal, não existirá mais a desculpa de que falta um lugar para promover encontros, investir em networking e apresentar ideias.

Todas as unidades da Rede CreaLab Coworkings são estruturadas com salas de reuniões, ambientes de integração, internet e tudo o mais que os profissionais e estudantes precisam para se conhecerem e compartilharem projetos. Será também nesses endereços que as associações locais poderão realizar suas atividades de valorização e aprimoramento profissional, sejam cursos, workshops ou treinamentos.

A utilização dos coworkings em si não exige nenhum custo por parte do profissional, apenas que ele agende, previamente, a data e período pretendido para reserva pelo site. Esperamos, dessa forma, inspirar inovação dentro e fora da área tecnológica, transformando espaços e pessoas para um novo tempo das Engenharias, Agronomia e Geociências, onde o desenvolvimento social será a prioridade das carreiras do futuro.

*Vinicius Marchese é engenheiro de telecomunicações e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP)

Sobre o Crea-SP - Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.