Chubb lança seguro inédito no Brasil para cobertura de coleção de vinhos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Cordeiro

pixabay pixabay

Está se tornando cada vez mais frequente nos projetos de arquitetura de casas e apartamentos a destinação de um local para armazenamento de garrafas de vinho especialmente selecionadas pelo morador. A tendência reflete o aumento de consumo da bebida no Brasil e a preocupação dos arquitetos em adequar os espaços aos hábitos de consumo dos usuários do imóvel. A identificação desse interesse fez com que a Chubb se adiantasse à concorrência com o lançamento de um seguro especialmente desenvolvido para proteger o patrimônio representado pelas coleções particulares armazenadas nas adegas, o Seguro Adega Chubb.

Desenhados com a preocupação de preservar as características dos vinhos jovens e de permitir a maturação de vinhos de guarda, esses espaços são concebidos para receber, por vezes, algumas centenas de garrafas. “Além do próprio aumento da quantidade de rótulos, gerada pelas novas aquisições, a valorização de alguns vinhos acaba tornando esse patrimônio acumulado um dos mais valiosos da residência”, lembra Leandro Mihara, Head de Seguro Transporte e de Specialty da Chubb.

De fato, a percepção de que uma boa coleção de vinhos é muito mais do que um estoque para consumo próprio vem da evolução do valor de rótulos produzidos em regiões especiais por vinícolas renomadas. Um caso singular foi a cifra alcançada por uma garrafa de Romanée-Conti 1945. Em leilão realizado em 2018 pela Sotheby´s de Nova York a raridade foi arrematada por US$ 558 mil. Claro, esse é um exemplo extremo, mas já há um consenso no próprio mercado de que o vinho como investimento ganha cada vez mais relevância, na linha do que se observa no mercado de arte e de objetos de alto valor, como joias e metais preciosos.

Como foco nessa similaridade, o Seguro Adega Chubb foi desenvolvido a partir do conhecimento acumulado pela Chubb na cobertura de bens de alto valor nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, a companhia buscou a parceria da editora Inner, responsável pela revista Adegas, uma das mais prestigiadas publicações sobre enologia do país.

Estruturado no formato all risks, o Seguro Adega Chubb pode ser adquirido por pessoas físicas para a proteção dos itens de sua coleção particular. Na contratação deverá ser enviada a relação dos itens objetos do seguro, com sua respectiva descrição e o valor em risco avaliado. É possível ainda incluir novos rótulos na apólice à medida que novas aquisições são feitas. De forma geral, o seguro garante cobertura para os vinhos enquanto permanecem estocados na adega contra todos os riscos exceto os expressamente descritos na apólice como exclusões. A partir do momento em que são retirados para consumo, os rótulos deixam de ter cobertura.

Sobre a Chubb

A Chubb é a maior seguradora de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto do mundo. Com operações em 54 países e territórios, oferece seguros de propriedade e responsabilidade civil comerciais e pessoais, acidentes pessoais e saúde complementar, de vida e resseguro a um grupo diversificado de clientes. Como uma empresa de subscrição, assessoramos, assumimos e gerenciamos riscos com visão e disciplina. Prestamos serviço e pagamos os sinistros de forma justa e rápida. A empresa é reconhecida por sua ampla gama de produtos e serviços, extensa capacidade de distribuição, solidez financeira excepcional, excelência em subscrição, expertise na administração de sinistros e operações locais em todo o mundo. A empresa matriz, Chubb Limited, está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: CB) e suas ações integram o índice S&P 500. A Chubb tem escritórios executivos em Zurique, Nova York, Londres, Paris e outros locais, e emprega aproximadamente 40 mil colaboradores em todo o mundo. No Brasil, sua sede está localizada em São Paulo. Para informações adicionais, visite o site: www.chubb.com.br.