Brasil,

Apenas 4% das empresas têm uma cultura de dados avançada na área de Comunicação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Felipe Bocatti de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Números são de uma pesquisa inédita no Brasil realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Cortex

O uso de dados na comunicação vem se tornando uma exigência para líderes empresariais no mundo todo. Uma pesquisa da Cision apontou que 91% dos líderes empresariais esperam que comunicadores sejam fortes analistas de dados. Entretanto, no Brasil, apenas 4% das empresas possuem uma cultura de dados avançada nessa área. O número é de uma pesquisa inédita no país, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Cortex.

O estudo “Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação” também mostrou que 32% das áreas de comunicação das empresas têm uma cultura de dados em nível básico ou inicial e 64% estão no nível intermediário. O levantamento contou com a participação de 108 empresas de 11 estados brasileiros. Em relação à estratégia de dados, 30% das empresas dizem já estar em um nível avançado, 22% em estágio intermediário e 48% inicial ou básico.

A pesquisa mostrou ainda que as ações de comunicação que as empresas mais mensuram são relacionamento com a imprensa (89%), comunicação digital (81%), comunicação interna (79%), eventos (73%) e comunicação institucional (64%).

“Nos últimos anos, a Comunicação assumiu um papel de maior relevância para o c-level. Essa área vem acompanhando a transformação digital experimentada pelos negócios e, nas companhias com maior maturidade comunicacional, está se transformando em um hub de inteligência. Isso quer dizer que as empresas que contarem com uma área de comunicação data driven, com profissionais dotados de capacidade analítica para capturarem insights acionáveis dos dados, terão uma vantagem competitiva significativa em relação aos seus concorrentes”, explica Otavio Ventura, Líder da Oferta de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex.

Outro ponto relevante percebido no estudo é que em relação às principais métricas utilizadas pelos times de comunicação, 79% dos participantes dizem ser a aderência aos objetivos de comunicação da empresa, 65% a quantidade de pessoas/públicos atingidos, 63% a qualidade do conteúdo da mensagem, 63% a compatibilidade com objetivos específicos da comunicação e 59% adequação dos meios utilizados.

O coordenador do Núcleo de Pesquisas da Aberje, Carlos Ramello, destaca que a pesquisa procurou medir o nível de cultura de dados atual das áreas de comunicação das organizações, de estágio inicial, a básico, intermediário até nível avançado. “Conseguimos enxergar um nível razoável de maturidade nas empresas, com 51% das áreas de comunicação em um nível intermediário e 14% já em estágio avançado com relação à cultura de dados”, argumenta.

Metodologia

Em sua primeira edição, a pesquisa “Cultura de Dados e Mensuração em Comunicação Empresarial” contou com a participação de 108 empresas de 11 estados do país. A aplicação do questionário de coleta de dados ocorreu entre os dias 20 de março e 19 de abril de 2023, por meio de autopreenchimento em sistema on-line.

Em relação às características das instituições respondentes, 52% eram privadas multinacionais, 39% privadas nacionais, 4% públicas, 4% mistas (público/privada) e 1% entidade. Já em relação ao setor, os que mais tiveram empresas participantes foram o segmento de Energia, com 11%; Alimentos, com 8%; e Financeiro, com 6%.

Sobre a Cortex

A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma analisa dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno de comunicação, comparação com concorrentes e reputação segmentada por temas estratégicos. A solução é a única do mercado com a capacidade de monitorar tendências de mídia, comparar a exposição da marca nos diferentes campos ideológicos por meio de análises de bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.

Conheça a nossa solução: Cortex - Comunicação e marketing

LinkedIn: Cortex | LinkedIn

Sobre a Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar