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10 coisas que é bom ter para ser um empreendedor de sucesso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Amoedo
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O que você pode aprender com Rodrigo Hasi, CEO de uma das maiores redes de academia do país, que enfrentou falência e pandemia, para construir, em apenas cindo anos, uma empresa que não para de crescer.

Em apenas cinco anos, iniciando em 2018, após enfrentar falência e deparar-se com uma pandemia justamente quando estava tentando se reerguer, o empresário Rodrigo Hasi, 35 anos, criou a Evoque. Trata-se de uma das maiores redes de academias do país, nascida na cidade de Mauá, na região metropolitana de São Paulo, e que hoje tem 18 unidades em todo território paulista. A expectativa, porém, é que outras 12 sejam abertas até o final de 2023, inclusive em outros estados. Para se ter ideia da grande empresa de bem-estar que tornou-se a Evoque, são 60 mil alunos e um faturamento de 2,5 milhões mensais.

Não há dúvidas que jovens empresários como Hasi, que construíram algo tão grandioso, são fora da curva. Ainda mais quando saem debaixo, como foi o caso dele, que vem de uma família que tinha dificuldades para arcar com os estudos dos filhos e manter as despesas da casa. Pessoas assim têm muito a ensinar a todos aqueles que desejam empreender, independentemente das dificuldades. Em termos motivacionais, o CEO da Evoque tem uma cartilha particular de coisas que ele julga serem essenciais para todos aqueles que querem ter sucesso nos negócios. São elas:

1.Medo. É comum termos sentimentos ruins diante de um desafio, como insegurança ou medo. Agora, ao contrário do que imaginamos, isso pode ser benéfico, desde que seja encarado como agente motivador e não paralisante. “No início, a pandemia abalou o meu emocional. Mas também vi uma oportunidade de crescimento. Muitas academias fecharam e, portanto, existiam mais clientes no mercado. Foi só uma questão de conseguir estruturar-se rapidamente para buscar esse público que voltaria a fazer atividade física”, conta Hasi. Essa fase de tomada de decisão em um cenário desconfortável, crítica para um negócio, ele chama de arrebentação. “Você, ao entrar no mar, pode ficar na parte rasa. Mas, se quiser navegar, vai ter que entrar na parte funda e enfrentar fortes ondas”, compara.

2. Desejo. Todo empreendimento parte de uma vontade. Se esse desejo está sempre com você, há mais chances dele tornar-se realidade. Desde que você fique atento ao que tem de concreto à sua frente. “Não dá para deixar passar e esperar pela próxima oportunidade, já que não saberemos quando ela virá, e se ela irá aparecer novamente”, diz o CEO da Evoque.

3. Equilíbrio. Um negócio tem pontos fortes e fracos. O segredo do sucesso está em fortalecer o que não está bom, sem perder a essência do que funciona.

4. Esforço. Jamais deve faltar disposição para se construir algo maior. E isso se faz nos detalhes, ou seja, cada braço de seu negócio, por menor que seja, deve ser muito bem estruturado.

5. Planejamento. Planejar é viver no futuro. Se você não pensa onde quer chegar, ou seja, se não vislumbra o futuro, é impossível também construir o presente.

6. Humildade. Muitas lições para se elaborar algo melhor vem do que não deu certo, da humildade em admitir que errou ou que poderia realizar de maneira diferente. Portanto, considere revisitar o seu passado de erros, para entender o caminho a trilhar daqui pra frente. Isso chama-se crescimento. “O processo de falência pelo qual passei, por exemplo, trouxe lições preciosas de como eu deveria agir em termos de gestão, para que isso não se repetisse”, diz Hasi.

7. Gratidão. Comemore tudo de bom que tem ou construiu antes que vire passado. Afinal, o desafio de fazer algo ainda maior vem da vontade de superar-se.

8. Amizades. Ninguém cresce, pessoalmente e profissionalmente, vivendo isoladamente. Assim, tente estabelecer pontes, inclusive de amizades. Na vida, há amigos que você ensina, outros com os quais você aprende e também aqueles com os quais compartilhamos algo. E todos saem ganhando de alguma forma. “Um dos segredos de um bom negócio é você estar cercado por pessoas que querem crescer junto com ele. Um colaborador, por exemplo, só continuará com você se ele se ver como parte desse projeto no futuro”, afirma Hasi.

9. Desprendimento. Agregue pessoas capazes de fazer algo melhor que você, que possam ajudar o seu negócio a prosperar. E, nesse processo, é importante delegar tarefas, que também é uma forma de crescimento “Em um determinado momento, a chave de sucesso para todo empreendedor é sair do cenário de operador dos processos e passar para à posição de gestor. Não só dos processos, mas também de pessoas. Para que isso ocorra, ele não pode ser centralizador”, ensina Hasi.

10. Visão. É importante ter o entendimento de que ninguém vive só do trabalho. E, para que esse dê certo, é necessário ter uma visão geral da vida, que passa por criar metas também em relação à família, à espiritualidade, à saúde e à vida pessoal.

Sobre a Evoque. Fundada em 2018, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a rede de academias Evoque conta atualmente com 18 unidades em todo o estado de São Paulo e cerca de 60 mil alunos. Trata-se de uma marca em franca expansão, com a previsão de abertura de outras 12 unidades até o final de 2023, inclusive em outros estados. A Evoque é um modelo híbrido, muito bem estruturado e com serviços de excelência, entre academia de bairro e low cost. Tem a vantagem de oferecer diversos tipos de atividades físicas, incluindo artes marciais, dança, treinamento funcional e bike indoor, além de fisioterapia.


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