Dicas para quem deseja empreender no universo digital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Kreitchmann

Artur de Oliveira Ribas, cofundador e CEO da Kiwify Artur de Oliveira Ribas, cofundador e CEO da Kiwify

Cofundador de uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil aponta sugestões para o desenvolvimento profissional na área

Realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), o estudo divulgado este ano pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que o Brasil está entre os líderes do ranking mundial de abertura de novos negócios, envolvendo mais de 93 milhões de brasileiros. Dentro deste cenário, o crescimento do digital vem contribuindo para elevar estes dados, embora ingressar neste mercado seja ainda muito desafiador. Por este motivo, Artur de Oliveira Ribas, cofundador e CEO da Kiwify - plataforma que oferece toda estrutura para a venda de produtos digitais - compartilha algumas orientações para quem deseja iniciar sua trajetória profissional neste segmento.

Embora bastante jovem, Ribas, de 28 anos, é considera do referência de sucesso no marketing digital. Ele iniciou sua promissora carreira ao aprender programação e começar a empreender, aos 15 anos, no mercado de games, construindo servidores de jogos. “Naquela época eu percebi possibilidades quase infinitas para explorar a internet no âmbito dos negócios. À primeira vista, o que me encantou foi a facilidade de operação e a capacidade de alcance”, ressalta.

Neste contexto, o empresário catarinense, nascido em Itajaí, apresenta duas dicas essenciais para quem deseja empreender no universo digital. São elas:

- Invista na experiência do cliente: a satisfação dele é a chave para o seu sucesso a longo prazo.
- Crie uma marca forte: com valores e missão alinhados às necessidades de todos os envolvidos no processo.. A marca simboliza o compromisso firmado com seus clientes e tudo o que você proporciona a eles.

Quem é Artur de Oliveira Ribas, Cofundador e CEO da Kiwify?

Reconhecido pela forma como vem contribuindo com a maneira de vender e consumir infoprodutos no Brasil, Ribas lançou em 2020, a Kiwify, plataforma que hoje reúne cerca de 1,7 milhão de produtores registrados e uma rede com mais de 7 milhões de compradores. Focada em aprimorar a experiência de seus usuários, a empresa também é responsável pela produção de um dos maiores podcasts de marketing digital do Brasil, o Kiwicast, além de promover diversas ações educacionais na área, como o Kiwify Festival, que, em 2023, reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo e se consagrou como um dos maiores eventos anuais do setor no país.

O sucesso nos últimos três anos teve como alicerces diversas outras experiências de Ribas no universo digital. Entre 2011 e 2012, ele começou a pesquisar modelos de negócios estrangeiros e, com um investimento inicial de R$600, construiu uma rede de publicidade com anúncios intersticiais, que conquistou 16 mil editores e centenas de milhões de visualizações em apenas três meses. Depois disso, foi cofundador e CEO de uma empresa especializada na venda de infoprodutos e produtos físicos, que atendia o Brasil e outros 30 países. Em 2019, foi um dos fundadores e diretor executivo de um aplicativo nigeriano para empréstimos instantâneos a pessoas que não tinham histórico financeiro formalizado, em países em desenvolvimento.

“O conhecimento prático dos meus outros negócios foram fatores essenciais para criar o que viria a ser a cultura da Kiwify. Cada erro que cometi e cada uma das metas que alcancei moldaram a forma como vejo os negócios e, mais especificamente, o mercado digital”, pondera.

Por fim, 2020 foi o ano que transformou a recém fundada Kiwicheckout na Kiwify, plataforma dedicada à venda de infoprodutos, como cursos online e workshops, de forma simples e fácil. Ribas relembra que, no primeiro momento, a empresa focou em oferecer um suporte de excelência ao cliente. Somente um tempo depois é que passou a se concentrar na inovação e adaptação às necessidades do público para, então, criar mecanismos tecnológicos que fossem mutuamente benéficos para todos os envolvidos nesta cadeia produtiva.

“Nascemos para resolver um problema muito particular: a experiência do usuário. Uma plataforma não pode apenas focar em ter um produto excelente, mas também se relacionar com os clientes da maneira certa, e foi aí que construímos o nosso ponto fora da curva”, destaca.

Curioso e resiliente, o CEO se considera um líder orientado a resultados, sempre aberto para aprender e focado na missão de transformar uma boa ideia em um negócio sólido. “Estou sempre buscando maneiras de melhorar e crescer, mantendo o bem-estar da equipe e dos usuários da nossa plataforma como prioridade máxima. Valorizo a comunicação transparente e acredito que a chave para superar os desafios está em tomar as decisões certas no momento certo”, ressalta.

Considerando o crescimento esperado para o mercado de vendas de infoprodutos, Ribas aponta que a Kiwify pretende investir ainda mais em tecnologia e inovação. “Queremos seguir oferecendo a melhor experiência possível para produtores e afiliados. Pretendemos, ainda, expandir nossa presença em mercados internacionais e continuar sendo referência no que fazemos”, garante.

Sobre a Kiwify

Fundada em 2020, a Kiwify é uma plataforma digital que viabiliza a hospedagem, o gerenciamento e a venda de infoprodutos. Tem atuação nacional e é uma das líderes no mercado de soluções para empreendedores digitais, contando com mais de 850 mil produtos registrados, além de milhões de alunos e produtores cadastrados. Focada em aprimorar a experiência de seus usuários, a empresa é responsável por um dos maiores podcasts de marketing digital do Brasil, o Kiwicast, que conecta uma ampla rede de parceiros e clientes. Além disso, também promove diversas ações educacionais, como o Kiwify Festival, que, em 2023, reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo e se consagrou como um dos maiores eventos anuais do setor no país.