Dia dos Pais: estratégia pick-up store leva cliente às lojas físicas e facilita sua conquista e fidelização
Modelo traz benefícios ao consumidor, que pode optar por retirar o item quando quiser, e para o lojista, reduzindo custos e criando oportunidades
Você já ouviu falar em pick-up-store? O conceito quer dizer “retirar na loja”, e é utilizado pelos lojistas para entregar, no espaço físico da marca, os pedidos feitos pela internet. A modalidade está diretamente ligada à experiência omnichannel, conectando todas as plataformas físicas e digitais de um negócio para proporcionar uma jornada de compra personalizada e positiva. Para datas comemorativas, quando os e-commerces recebem um volume atípico de pedidos – como o Dia dos Pais que se aproxima –, a estratégia pode beneficiar consumidores e lojistas.
“O pick-up-store se destaca em vários aspectos dentro de uma experiência omnichannel. Para os empresários, uma das principais vantagens é a redução de custos na logística, já que todos os gastos com o transporte ficam a cargo do cliente. Já do lado dos consumidores, eles conseguem ter os produtos em mãos mais rapidamente, sem a necessidade de aguardar o prazo de recebimento em casa, além de evitar os riscos de extravio”, destaca Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que mais da metade das empresas do varejo (64%) pretendem investir mais em transformação digital ainda neste ano e 80% delas pretendem apostar em estratégias omnichannel, como a pick-up-store.
A seguir, Gustavo Pisani destaca os principais benefícios da retirada em loja, uma forma de atrair o público para os espaços físicos das marcas:
Melhora eficiência de recursos
A utilização da estratégia aumenta o volume dos negócios e ajuda a manter a gestão do estoque, já que unifica as plataformas disponíveis para os clientes interagirem com a marca. Já que o varejista transforma as lojas físicas em centros de distribuição, em vez de gastar recursos com novos pontos de venda. Por fim, o empresário economiza com os gastos de logística e entrega, já que o cliente se responsabiliza por buscar o produto de acordo com o prazo que ele mesmo estabelecer;
Aumento na conversão na loja online
Os clientes da loja terão uma opção a mais para receber o produto e poderão utilizar a estratégia em algum momento de necessidade, ou quando decidirem por um menor tempo de entrega comparado ao frete normal. O varejista também poderá dar a opção de entrega mais barata ou gratuita para o pick-up-store, e isso poderá trazer um novo perfil de cliente para experimentar sua marca. O leque ampliado de opções resulta em um maior alcance de público;
Aumento de vendas nas lojas físicas
Ao fazer o cliente migrar até a loja física, as oportunidades de ele consumir no local aumentam, pois o contato com a marca é mais próximo. O lojista ganha oportunidades de conquistar e fidelizar o cliente, ao passo que o próprio consumidor tem acesso a novos produtos ao vivo.
Sobre a FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil e Europa, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.
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