Saiba como a inteligência artificial pode ser usada para aprimorar a experiência de seus clientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yuri Carvalho

* Empresas de diversos segmentos como meteorologia, comércio conversacional, varejo, e até mesmo do setor bancário, passaram a adotar a inteligência artificial para oferecer soluções cada vez mais eficientes e personalizadas

No cenário em rápida evolução do século XXI, a adoção de tecnologias de ponta se tornou fundamental para empresas e organizações que buscam se manter à frente da concorrência. Entre essas inovações transformadoras, uma das mais promissoras é a Inteligência Artificial. Na interseção da ciência e da engenhosidade, a IA emergiu como uma força revolucionária, remodelando a própria estrutura das indústrias em todo o mundo. Desde simplificar as operações e aumentar a produtividade até revelar insights sem precedentes, as aplicações da IA provaram ser praticamente ilimitadas.

Diante deste cenário, empresas de diversos segmentos como meteorologia, comércio conversacional, varejo, e até mesmo do setor bancário, estão incorporando o melhor da IA para oferecer soluções cada vez mais eficientes. Veja a seguir como essa inovação virou uma grande aliada nesses setores.

Meteorologia

A Meteum, plataforma de ponta de previsão do tempo e clima já disponível no Brasil, usa inteligência artificial para fornecer informações altamente precisas. A Meteum processa dados de milhares de instrumentos na Terra e no espaço, oferecendo atualizações em tempo real aos usuários verificadas por aprendizado de máquina para ajudar a refinar previsões e promover modelagem climática com mais precisão do que alguns dos principais sistemas do mundo como o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo e o Sistema Global de Previsão.

A plataforma possui mais de 100 parâmetros climáticos, incluindo temperatura, umidade, precipitação (tipo, probabilidade, intensidade), velocidade e direção do vento, umidade do solo e muito mais.

“Nossa missão é disponibilizar uma plataforma de inteligência meteorológica que realmente democratize o acesso a dados meteorológicos e climáticos”, comenta Alex Ganshin, CEO da empresa. “No Brasil, uma previsão do tempo mais assertiva terá um impacto enorme na vida das pessoas. Gestão de colheitas, pecuária, logística de varejo e cadeia de suprimentos são áreas nas quais estamos entusiasmados em ajudar a facilitar decisões operacionais sustentáveis, em face da mudança climática e dos crescentes riscos.”

Comércio Conversacional

A Gupshup, plataforma mundial de inteligência conversacional, lançou o Auto Bot Builder, uma ferramenta que usa o Generative Pre-Training Transformer 3 (GPT-3), da OpenAI, para construir chatbots automaticamente adaptados às necessidades de empresas de diversos setores. O resultado é um chatbot especializado e voltado ao mundo empresarial, diferente do ChatGPT, uma versão otimizada do GPT-3, que tem propósito de uso geral.

“Dessa forma, as empresas podem incorporar IA nas suas experiências conversacionais, sem precisar programar. A ferramenta permite criar jornadas ao longo de todo ciclo do consumidor como marketing, comércio e suporte. Os casos de uso incluem ofertas de marketing, geração de leads, descoberta de produtos, recomendações de produtos, dicas para compras, solução de problemas, suporte ao cliente, entre outros”, diz o CEO da Gupshup, Beerud Sheth.

Setor Bancário

À medida que os bancos buscam impulsionar a eficiência escalável para acelerar a transformação digital, a adoção da nuvem continuará a aumentar. De acordo com uma pesquisa da TEMENOS, plataforma aberta líder mundial para composable banking, feita pela Economist Intelligence Unit, 82% dos executivos de bancos na América Latina concordam que a nuvem os ajudará a alcançar seus objetivos de negócios, uma porcentagem maior do que em qualquer outra região. Essa tendência da nuvem está impulsionando cada vez mais a demanda por software como serviço (SaaS), o que permite que os bancos se concentrem na inovação voltada ao cliente, num modelo mais sustentável.

Com mais de 700 clientes ativos no Temenos Banking Cloud, que permite que os bancos cresçam ou reduzam sua operação de forma elástica, ajudando-os a melhorar a eficiência de custos e atender aos requisitos ESG, Rodrigo Silva, vice-presidente sênior de vendas da Temenos Latam & Caribe, observa também que a IA se tornará cada vez mais comum, pois os bancos procuram aproveitar as oportunidades que ela traz.

“Na TEMENOS, já incorporamos nossa IA explicável patenteada em nossas soluções em áreas como detecção de fraudes, pontuação de crédito e vendas cruzadas. Além disso, estamos começando a usar IA generativa para ajudar a melhorar a experiência do cliente, por exemplo, usando-a para ajudar a classificar os tipos de transação para fornecer aos consumidores melhores informações para assumir o controle de suas finanças”, diz Rodrigo Silva.

Varejo

A Sellesta é uma empresa global de tecnologia que oferece suporte a mais de 300 marcas e varejistas do marketplace a impulsionar suas vendas na Amazon e no Mercado Livre, através de ferramentas baseadas em IA. Entre as soluções oferecidas, o ‘Insights de Mercado’ foi desenvolvido para gerar informações do setor e concorrentes (tamanho do nicho, densidade da concorrência e assim por diante), permitindo que os profissionais de marketing otimizem suas ofertas em tempo real – bem como o ‘Ad Optimization’ (otimização de anúncios), para produzir instantaneamente campanhas relevantes para a plataforma, completas com palavras-chave e preços otimizados.

Max Zagrebin, CEO da Sellesta, explica que, à medida que o mercado de e-commerce no Brasil se torna mais intenso, os profissionais enfrentam desafios para posicionar suas marcas, otimizar seus ativos e transformar seus esforços de marketing em vendas.

“A Sellesta gerencia todo o tráfego publicitário e aumenta consideravelmente sua eficácia em relação ao gerenciamento manual ou, até mesmo, algoritmos genéricos que não são necessariamente otimizados para as especificidades de cada mercado. Nosso foco único está nas conversões de venda e usamos a inteligência artificial para ajudar as marcas a identificar as palavras-chave mais relevantes pelo preço certo para fazer exatamente isso”, ele afirma.