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Estratégias de comunicação podem ajudar franquias a aumentar o faturamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
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Estratégias de comunicação podem ajudar franquias a aumentar o faturamento

Confira cinco estratégias capazes de ajudar uma rede de franquia a expandir o negócio a nível Brasil e alcançar bons resultados no faturamento usando apenas a comunicação

Ouvimos com frequência a importância de uma empresa, independente do seu porte, contar com uma estratégia de comunicação. Porém, ainda existe alguma incerteza sobre exatamente o que é e como elaborar uma.

Muito mais do que estar associado a ações de marketing, estratégia de comunicação é como divulgar os produtos/ serviços a seu público, e como ele vai encontrar você através dos canais de comunicação. Trata-se de qualquer comunicação produzida pela própria empresa seguindo um método para realizar a comunicação empresarial, e assim, repassar ao público interessado pelo negócio.

A assessoria de imprensa é um desses caminhos, pois é capaz de encontrar passagens que podem sim ajudar as empresas, inclusive redes de franquias, se tornarem mais presentes e aumentar o faturamento.

Renata Brito, jornalista e diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia - explica que hoje é mais do que essencial conquistar presença online e offline para ganhar notoriedade no seu segmento. Trata-se de um trabalho a médio e longo prazo. “Trabalhos curtos rendem sim uma exposição, porém momentânea, e são consideradas mais como táticas. E todo negócio quer ser lembrado, não?! Daí a necessidade de se fazer visto, mas de forma constante, e a estratégia de comunicação tem essa relação de longo prazo, com direcionamento macro”, diz.

Colocando em ação

Renata enfatiza algumas estratégias de comunicação importantes e que devem ser colocadas em prática para converter seu público em clientes, e até mesmo franqueados. Tudo vai de encontro com o objetivo da empresa. Para isso, é necessário se programar para executar as recomendações da assessoria com eficiência.

Planejamento: O primeiro passo parece óbvio, mas mesmo assim algumas empresas derrapam com ações que não foram colocadas em prática ou as emergentes, que ocorrem sem planejamento ou pretensão. Toda comunicação requer um planejamento de ações, seja mensal, semestral ou anual. O diferencial está em criar ações que serão cumpridas, que estão ao alcance. Isso possibilita alcançar os objetivos com mais clareza e rapidez.

Diagnóstico: o diagnóstico de comunicação tem como papel entender como a estratégia de comunicação pode ser desenvolvida. Ela é capaz de identificar os gaps, fluxos, processos e atividades que precisam ser melhoradas.

Padronização: Para criar uma identidade para a empresa é necessário padronizar a comunicação para imprimir essa identidade que liga a marca ao público. Empresa, assessoria de imprensa e marketing devem andar sempre de mãos dadas, basta um largar a mão do outro que surge o ruído da comunicação. Todos devem falar a mesma linguagem, com os mesmos números e informações para divulgação, independente do canal.

Mídia espontânea: trata-se de conquistar um espaço na imprensa de maneira orgânica, sem que haja pagamento sobre a menção do negócio, o que gera muito mais credibilidade. Esse é um esforço do trabalho de relacionamento entre o assessor de imprensa com os jornalistas. É como uma ponte que liga sua empresa ao contato dos jornalistas. Essa é a maneira mais eficaz para fazer com que o negócio cresça de forma orgânica.

Regionalizar: Para agradar às pessoas das mais diversas regiões e culturas, uma das estratégias é investir na divulgação da mensagem por todo Brasil. Para isso, é importante regionalizar essa divulgação, para atrair pessoas mais próximas.

“Crescer dentro do próprio segmento; expandir para novas regiões; criar um reposicionamento de marca, enfim... são estratégias de comunicação que requerem um período maior de transformação, não é algo que acontece de um dia para outro. A assessoria de imprensa não serve para vender um serviço ou produto. Ela liga a história da sua empresa e o que ela oferece e como oferece ao seu público transformando em notícias. A comunicação é um processo dinâmico, ligada pelas relações entre diferentes interlocutores”, finaliza a diretora de comunicação.

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.


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