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Allianz Seguros mostra como a tecnologia aprimora o ecossistema do mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bordignon
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David Beatham no Cqcs Insurtech & Innovation 2023_crédito_divulgação David Beatham no Cqcs Insurtech & Innovation 2023_crédito_divulgação

Companhia esteve presente no Cqcs Insurtech & Innovation e garantiu a participação em quatro painéis durante dois dias de evento

Por mais um ano, a Allianz Seguros esteve presente no Cqcs Insurtech & Innovation, promovido pelo Cqcs – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros. A quinta edição do evento ocorreu entre os dias 25 e 26 de julho, na capital paulista, e reuniu mais de 2 mil pessoas.

Os corretores e visitantes foram recebidos pela companhia em um estande exclusivo. A seguradora também foi representada em quatro painéis, realizados nos dois dias de evento, que contaram com a participação de Karine Barros, diretora executiva Comercial; Luiz Rodrigo Cartolano, diretor executivo de Marketing e Transformação; Rosely Boer, diretora executiva de Operações e TI; e David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida.

Em sua apresentação, Karine Barros abordou como as ferramentas tecnológicas podem apoiar os corretores a alcançarem potenciais clientes. “Muitas pessoas não sabem que precisam ou que teriam uma solução para determinada necessidade, e é papel do corretor identificar essa oportunidade e oferecer a melhor proposta para que o consumidor esteja amparado em um momento de instabilidade. Em um país do tamanho do nosso, com a quantidade de informação que temos, isso só pode ser feito com base em dados – e temos visto muita coisa neste sentido, desde análise de performance a modelos preditivos”, disse. Ela lembrou que o mercado segurador segue crescendo e trazendo facilidades ao corretor, que deve aproveitar as ferramentas digitais para fechar os melhores negócios. Embora o digital tenha transformado as relações, Karine reforçou que conhecimento e relacionamento interpessoal ainda são os ativos mais importantes no segmento. “Vivemos em um mercado de confiança. As vendas são feitas quando se acredita na proposta de valor daquela pessoa que está ofertando a solução”, disse.

Já Luiz Rodrigo Cartolano mostrou como a Inteligência Artificial tem mudado a experiência dos consumidores. “Existem muitas aplicações em IA que podem melhorar a vida do cliente. Hoje, a ferramenta é usada para aprimorar processos, gerando menos burocracia e mais satisfação. Ela também consegue conversar com o segurado que solicita uma assistência ou abre um sinistro, através de uma experiência 100% online por multicanal, em que o contato humano é acionado quando necessário. Além disso, essa tecnologia pode contribuir para uma precificação mais adequada dos produtos, com uma melhor percepção de custo x benefício”, pontuou. De acordo com Cartolano, a Inteligência Artificial também está presente nos chatbots, que conversam com o consumidor; em campanhas nas redes sociais, que visam transmitir a mensagem da companhia ao seu público-alvo; em Analytcs, com o objetivo de analisar o comportamento do cliente; e em pesquisas que buscam identificar as necessidades de segurados e corretores.

Rosely Boer, por sua vez, ressaltou que, até pouco tempo, os experts em sinistros e analistas enxergavam a IA como “competição” ou “ameaça” a seus empregos. “Agora eles percebem que a tecnologia está aí para agregar e se tornar uma parceira”, disse, ressaltando que, em uma sociedade conectada, as empresas são cobradas por agilidade na resolução de problemas. “Temos que ser cada vez mais assertivos e os autosserviços são uma tendência que veio para ficar”. Outra tecnologia abordada pela executiva foi o metaverso, universo virtual em que as pessoas interagem entre si por meio de avatares. Na avaliação dela, a usabilidade do metaverso tende a crescer à medida que os custos dos devices de VR são reduzidos e os cenários de aplicabilidade e benefícios do metaverso fiquem mais claros, como é o caso dos treinamentos e jornadas de on-boarding imersivos, por exemplo. “Será uma questão de tempo para se tornarem populares”, ponderou.

Por fim, David Beatham reiterou que os próprios corretores buscam produtos mais rápidos e eficientes para oferecer aos clientes e, desta forma, mostrou como a Allianz Seguros aprimorou a experiência ao digitalizar o seguro de Frotas, por meio de um sistema 100% online, com uma jornada simples e intuitiva. “As pequenas e médias frotas possuem as mesmas necessidades das grandes frotas e até mesmo das soluções voltadas às pessoas físicas, que buscam por inovação”, afirmou. Chamado de Frota Fácil Digital, o seguro da Allianz traz duas opções de cotação (carga massiva e item a item) e permite que todo esse processo seja feito via tablet ou celular, com dados carregados automaticamente através de decodificador de placa e chassi. “Além disso, temos um outro braço, de vistoria digital, com um processo de emissão muito fácil para que o cliente possa tirar as fotos dos seus veículos”, concluiu.

Sobre a Allianz Seguros

No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 63 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 9 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.


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