5 regiões do Brasil e um objetivo: democratizar o e-commerce trabalhando de casa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Mazzer

A Yampi se adaptou com muito sucesso ao trabalho remoto, e CEO diz não querer se limitar a barreiras regionais para contratar talentos

O home office e o formato híbrido estão se tornando comuns em empresas que antes não consideravam essas opções, indicando mudanças significativas no mundo do trabalho nos últimos anos. Hoje, as companhias entendem que é crucial considerar o bem-estar dos colaboradores e suas preferências; 75% das gerações Y e Z preferem trabalhar de forma híbrida ou remota, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, e 71% dos jovens de até 24 anos considerariam procurar outro emprego caso fossem obrigados a trabalhar presencialmente diariamente, aponta o ADP Research Institute.

No entanto, mesmo na área de tecnologia, onde cerca de 37% dos profissionais preferem o trabalho remoto, segundo pesquisa da Robert Half, empresas como Apple, Microsoft e Google estão solicitando que os funcionários retornem ao escritório pelo menos três vezes por semana, levando isso em consideração nas avaliações de desempenho.

Mas isso não é regra para todas as empresas de tech, e muitas tiveram uma excelente adaptação ao trabalho remoto, implantando o modelo com sucesso e incentivando-o. Este é o caso da Yampi, empresa de tecnologia que nasceu em Ibitinga, no interior de São Paulo, e que tem como missão democratizar o e-commerce, oferecendo soluções que facilitam a criação e manutenção de lojas virtuais.

“Na Yampi, optamos por valorizar as habilidades das pessoas que contratamos, sem nos limitar ao local onde elas moram. Com isso conseguimos ter diversos talentos em diferentes cidades brasileiras, expandindo nossos processos seletivos e contribuindo com o objetivo da empresa de ter uma equipe mais diversa”, afirma Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.

Para os mais de 100 colaboradores, o modelo integralmente remoto tem funcionado muito bem. Patrícia Barbosa, analista de SEO, acredita que poder trabalhar de casa permitiu que ela evitasse o trânsito e o desgaste que o deslocamento de sua casa ao trabalho a proporcionava. “Com o trabalho remoto eu consigo ter muito mais tempo pra minha vida pessoal do que eu tinha quando trabalhava presencialmente. Basicamente, gastava umas três horas por dia para locomoção, mais uns 40 minutos para me arrumar para ir ao local de trabalho. Agora, tenho esse tempo para fazer coisas da minha vida pessoal, além de me sentir mais disposta no trabalho”, conta.

Já para Brenda Cristian, analista de suporte, a flexibilidade do trabalho fez com que ela repensasse outras dinâmicas de sua vida, como a cidade em que morava. “Estava morando há três anos em São Paulo quando comecei na Yampi, em janeiro deste ano, e hoje moro em Salvador”. Além dessa mudança, poder viajar quando quiser é outro fruto que Brenda colhe com o home office. “Se tem uma coisa que eu sou apaixonada é conhecer novos lugares, e o trabalho remoto proporciona essa flexibilidade, dando mais liberdade para o colaborador”, conta a analista que já esteve em Buenos Aires e João Pessoa apenas neste ano.

A flexibilidade também é um fator apontado por Carlos Bastos, devops na Yampi, que considera o modelo um sinônimo de liberdade. “Posso trabalhar de qualquer lugar, sem ficar preso a um local fixo, e posso também adequar meu horário às minhas necessidades. Isso me permite resolver tarefas pessoais, visitar a família e simplesmente viver mais minha vida enquanto cuido das responsabilidades profissionais”, afirma.

Mas seja no home office ou no presencial, em meio às incertezas que assolam os setores de tecnologia, como os inúmeros lay-offs que vêm ocorrendo na área, uma coisa é certa: a comunicação é peça-chave para um bom alinhamento interno e alcance de metas. “Mesmo com um time espalhado pelo Brasil, em que as reuniões se dão de forma online, a comunicação é uma área pela qual prezamos muito internamente, e acredito ser uma das principais mantenedoras da satisfação dos colaboradores e alcance de metas da companhia”, aponta Colette.

A Yampi, que teve um crescimento acentuado em 2020, em meio à pandemia, quando saltou de menos de 50 lojas cadastradas para mais de 1.000, hoje conta com cerca de 150 mil clientes ativos e pretende crescer em 35% até 2025. Apoiadora do trabalho home-office, a empresa tem o checkout líder em vendas no e-commerce.

Sobre a Yampi

A Yampi é uma empresa de soluções para aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. Fundada em 2011, a Yampi já impulsiona os resultados de milhares de vendedores, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.