Brasil,

Problema de Legislação ou Falta de Sensibilidade? O Que Atrasa o Processo de Importação Brasileiro?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Baldoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Problema de Legislação ou Falta de Sensibilidade? O Que Atrasa o Processo de Importação Brasileiro?

Boa parte de tudo o que é consumido no Brasil é oriundo de outros países e dependemos muito de parceiros comerciais para termos acesso a produtos prontos como frutas, pescados, nozes, trigo e centeio, passando por insumos para produção de medicamentos e partes de veículos automotivos, até cargas completas e prontas para uso, por exemplo. Itens relacionados a agropecuária, indústria extrativa e indústria da transformação são molas propulsoras para a economia brasileira e necessitam ser importados.

Mas, uma regulamentação vazia parece dificultar todo o trâmite para a chegada e distribuição de produtos ao Brasil. Além de inúmeros pontos a serem avaliados, como custos, segurança, prazo de entrega e tamanho da carga o importador precisa se atentar também, a maneira como os itens serão transportadas e muitas vezes contar com a boa vontade do agente que irá receber a carga.

Para Jackson Campos, especialista em Comércio exterior e diretor da AGL Cargo, coisas simples se tornam um empecilho e não só dificultam o processo, como atrasam a entrega e encarecem a carga resultando em aumento de preço para o consumidor final. “Alguém sempre precisa pagar a conta e todo os entraves durante o processo de logística acabam sendo repassados para a população, que é a ponta mais fraca” – alerta.

Campos exemplifica que na hora de acomodar as mercadorias muitas vezes o transportador inclui madeiras, ripas, isopor, plástico, entre outros itens para apoiar os pallets, de modo que eles fiquem mais bem posicionados dentro do container. O problema é que madeira não tratada, não entra no Brasil e mesmo que ela tenha sido usada para acondicionar a carga e não faça parte da mercadoria isso pode se tornar um problema. Por falta de sensibilidade por parte do MAPA, se ele não autorizar a remoção destas madeiras para que elas sejam destruídas é preciso devolver toda a carga resultando em prejuízo de tempo e dinheiro.

“Um olhar diferente dos órgãos reguladores, permitindo a simples destruição dos pallets seria o começo de um processo de renovação e diminuição de burocracia, facilitando investimentos estrangeiros, até porque muitas vezes, o importador não encontra soluções viáveis por conta da legislação e fica literalmente de mãos atadas, com a carga parada ou precisando levá-la de volta ao país de origem ou até outro ponto que permita a sua incineração” - pontua.

Desta maneira, é preciso ter um outro olhar para situações corriqueiras, como esta. Um ponto de reflexão trazido pelo especialista é que durante a pandemia do Covid-19 todos os pontos críticos foram analisados para evitar interrupção de produtos, insumos (medicamentos e vacinas). Em um momento de crise todos os gargalos foram identificados e todos os intervenientes do processo de importação trabalharam para que tudo acontecesse muito rápido, e a carga já chegasse liberada na alfândega, sem excesso de burocracia. “Neste período, foi notório o quanto a pandemia foi um catalisador de mudança na logística farmacêutica e eu sempre me pergunto: se deu tão certo com a vacina, por que não replicar para toda cadeia de medicamentos? Por que não contar com uma infraestrutura adequada para que tudo chegue aos consumidores de maneira mais rápida e com custos menores?”

Jackson Campos finaliza ressaltando a importância de uma logística inteligente para os próximos anos - com menos chance de falhas, sem burocracias, com mais processos e estratégias eficientes, a fim de manter um único objetivo: oferecer insumos acessíveis para todos num curto espaço de tempo e com um excelente custo-benefício.

Sobre o autor: Jackson Campos, Diretor de Relações Institucionais da AGL Cargo, autor do livro Venda por telefone sem precisar visitar: Um guia para serviços de comércio exterior, Campos atua com comércio exterior e relações governamentais há anos, o que o coloca em posição de destaque para abordar quaisquer desdobramentos relacionados à importação, exportação, comércio exterior e lobby dentro da logística farmacêutica internacional. O especialista que também é Fellow do CBEXs possui facilidade em explicar todos os processos e etapas que fazem parte do ciclo de vida de um determinado produto, desde a movimentação de seus insumos até a sua entrega no cliente, desvendando dados, estatísticas e revelando os percalços do comércio exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar