Brasil,

Diretoria da Susep terá nova reunião nesta 4ª feira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A diretoria da Susep terá nova reunião nesta quarta-feira (19) para definir, entre outras questões, mudanças em normas aprovadas no ano passado e punições a associações de proteção veicular e de Corretoras de Seguros. Um dos assuntos em pauta é a alteração nos termos da Circular 683/22, publicada em dezembro de 2022, que dispõe sobre os procedimentos para a oferta preferencial de riscos aos resseguradores locais e a contratação de seguro no exterior.

Em vigor desde 1º de janeiro deste ano, a circular extinguiu a obrigação da cedente de enviar à Susep os respectivos contratos de resseguro ou retrocessão celebrados com resseguradores não registrados no Brasil (regra antes prevista na Resolução 241/11 do CNSP).

De acordo com a circular, em caso de transferência de risco a um ressegurador não registrado no Brasil (uma vez comprovada a insuficiência dos resseguradores locais, admitidos e eventuais), a cedente deverá comunicar tal cessão à Susep em até 30 dias.

Já os documentos comprobatórios da contratação de seguro no exterior devem ser mantidos à disposição da Susep, pelo segurado e seu intermediário, pelo prazo de cinco anos contados do término da vigência do respectivo seguro, e não mais do término da vigência do risco (como estabelecido na Circular 603/20 da Susep).

A norma revogou a Circular 562/17 que estabelecia exceções ao limite de cessão em resseguro pelas seguradoras brasileiras. Segundo tal regra, para atendimento do limite de 50%, não seriam considerados os prêmios emitidos e os prêmios de resseguro cedidos pertinentes para riscos nomeados e operacionais, aeronáuticos (casco), responsabilidade civil facultativa para aeronaves e riscos de petróleo.

Veja outros assuntos relevantes em pauta na reunião desta 5ª feira:

Alteração do prazo para as Entidades Registradoras entregarem a Susep o 2º Termo Aditivo ao Termo de Adesão das Entidades Registradoras assinado para 60 dias a partir da notificação desta decisão;

Confirmação de aplicação de penalidade, em face de Auto Protege – Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos Automotores e ao Sr. Roberto Luiz Coelho Ferrar;

Proposta de Resolução que dispõe sobre requisitos para o ORSA – Own Risk and Solvency Assessment e a gestão de capital, a serem observados pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar (EAPCs), sociedades de capitalização e resseguradores locais;

Proposta de Circular que altera os prazos para obrigatoriedade do registro das operações previstas pelo projeto Sistema de Registro de Operações (SRO) contidas nas Circulares 655/22, 673/22, 675/22, 679/22 e 686/23. A proposta adia os prazos citados para 31 de dezembro de 2023; e

Proposta de Circular Susep que dispõe sobre o fornecimento de certidões no âmbito da Susep.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar