Marketing digital: fraudes que distorcem KPI's
Fraudes em campanhas de marketing distorcem KPIs e podem gerar prejuízo bilionário
Atividade criminosa mascara real desempenho dos anúncios e prejudica capacidade de profissionais de tomarem decisões assertivas
A transformação digital fez com que os negócios investissem grande parte do orçamento de marketing em plataformas online. As oportunidades geradas por estratégias audaciosas buscam fortalecer as marcas e gerar outros resultados igualmente importantes, como geração de leads e conversão. No entanto, à medida que a lucratividade aumenta, uma nova ameaça emerge: a fraude em anúncios, que pode gerar um prejuízo de US$ 100 bilhões por ano, conforme os dados mais recentes da Statista. E não é só isso: impacta significativamente os principais indicadores de desempenho de marketing - os chamados KPI’s.
À medida que os anunciantes dependem de uma grande quantidade de dados para medir o sucesso da campanha, a atividade criminosa também prejudica a capacidade dos profissionais de marketing de tomar decisões adequadas baseadas em dados.
A fraude publicitária distorce o desempenho real ao manipular métricas-chave como CPM e CPC, além de prejudicar o ROI. O grande perigo é que, no marketing, os dados são como ouro. É fundamental contar com recursos tecnológicos disponíveis para criação, promoção e mensuração, desde que seja à prova de fraudes”, alerta a gerente de marketing Latam da TrafficGuard, Tamirys Collis.
CPC (custo por clique) distorcido: táticas fraudulentas, especialmente robôs, aumentam artificialmente os cliques gerados pelos anúncios. Além disso, a fraude de CPC aumenta a competição artificial, elevando o custo de cada clique no leilão. Como resultado, há desperdício de orçamento, tráfego de baixa qualidade e menor retorno sobre o investimento (ROI).
CPM (custo por mil impressões) inflado: essa é outra métrica crucial, pois ajuda os profissionais de marketing a avaliarem a eficácia da campanha publicitária, mas que pode ser inflada pela fraude e comprometer a precisão do direcionamento de público, enganando sobre o valor real das impressões. “Com um alto volume de impressões falsas, as marcas acabam pagando por aquelas que não proporcionam resultados efetivos”, comenta a especialista.
ROI (Retorno sobre investimento): o indicador permite identificar se as estratégias trouxeram resultados satisfatórios. Com fraude impactando os anúncios digitais, esta métrica sempre fica comprometida, já que o anunciante direciona e desperdiça parte do budget para tráfego inválido.
“Essas atividades fraudulentas direcionam impressões ou cliques para bots e malwares, impedindo que os anúncios sejam vistos pelos usuários. Ao limitar o alcance a pessoas reais, a fraude publicitária reduz a eficácia das campanhas”, explica a gerente de marketing da TrafficGuard.
Seja uma empresa com décadas de existência ou um dia, encontrar a melhor maneira de se conectar e envolver o público-alvo é um dos aspectos mais desafiadores. Mas nenhum produto de qualidade ou logística impecável pode compensar a falha em comunicar a mensagem da marca ao público apropriado no momento adequado. “Nesse sentido, adotar uma abordagem mais proativa e colaborativa para combater essas fraudes, implementando ferramentas robustas de detecção e prevenção de fraudes não é mais um luxo, mas uma necessidade”, finaliza.
SOBRE A TRAFFICGUARD
A TrafficGuard é uma empresa australiana líder em detecção e prevenção de fraude e tráfego inválido em anúncios digitais. Fundada em 2015, está listada na bolsa de valores de Sydney (ASX: AV1) e tem atuação global, com escritórios na Austrália, Singapura, Índia, Reino Unido, Croácia e Brasil. Atende mais de 4.000 clientes ao redor do mundo. A solução antifraude está disponível globalmente no marketplace do Google Cloud e já conquistou prêmios como: Effective Mobile Marketing Awards, MarTech Breakthrough Awards, App Growth Awards e Future Digital Platinum Award.
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