Brasil,

Navegando em mar aberto: quando os líderes duvidam, a inovação afunda ou nada?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Joao-Saddock Joao-Saddock

Especialista em inovação explica o que acontece quando quem está no comando não acredita em novos caminhos

Inovar é, muitas vezes, zarpar rumo a terras desconhecidas em um oceano turbulento e inconstante. Neste cenário, o líder é o comandante encarregado de guiar a embarcação em meio à tempestade da competitividade. A definição é de João Fernando Saddock, especialista em inovação e growth marketing e gerente de marketing na divisão de educação da H-FARM, maior polo de inovação europeu, localizado na Itália. Segundo ele, é preciso que esse capitão acredite na rota para que a viagem não se torne ainda mais difícil. “Se o capitão não acredita que a viagem vale a pena, o mar se agita e as correntes se voltam contra o navio, atrasando o progresso e forçando a tripulação a remar com mais força”, explica.

Para Saddock, traçando-se um paralelo com o cenário empresarial, ainda que os colaboradores de uma organização estejam ávidos por mudanças, é muito mais complicado inovar sem o apoio da liderança. “A maré da inovação é inegavelmente poderosa. Líderes que não creem na inovação são como capitães que temem as profundezas desconhecidas do oceano. Eles podem impedir o navio de explorar além do horizonte conhecido, prendendo-o em águas calmas e familiares, longe do tumulto inovador que dá origem a novas ideias e soluções”, comenta.

E será que, com uma liderança que não quer inovar, os colaboradores podem continuar a lutar contra a corrente, buscando rotas inexploradas, mesmo sem esse apoio? De acordo com o especialista, a resposta é sim, mas com ressalvas. “É como tentar encontrar um tesouro escondido sem um mapa. Eles podem encontrar algo incrível, mas a jornada será mais longa, mais difícil e menos recompensadora”, diz.

Segundo Saddock, a balada entre liderança e inovação é coreografada por aqueles que acreditam no potencial das ideias não convencionais. Ou seja, líderes que se arriscam a desbravar o desconhecido, a questionar o “normal” e a navegar em mares incertos. “São líderes que não somente orientam, mas também inspiram, encorajam e impulsionam. Porque a inovação não é uma jangada à mercê das ondas, é um veleiro que, mesmo ao sabor dos ventos mais desafiadores, é comandado por um capitão que entende o valor do desconhecido e abraça a jornada”, avalia.

O especialista em inovação ressalta que inovar é estar em um mar vasto e imprevisível, com tesouros submersos à espera daqueles corajosos o suficiente para mergulhar. “E agora, a pergunta que permanece é: o seu líder está pronto para içar as velas e conduzir a jornada rumo ao inesperado?”, questiona.

Sobre João Fernando Saddock

João Fernando Saddock é um apaixonado por inovação e Growth Hacking, com vasta experiência em marketing, implementação e avaliação de estratégias de marca e comunicação de alta performance. Trabalhando com uma ampla variedade de clientes internacionais em empresas renomadas como Bedouin CC, Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, João gerou valor para marcas como Heineken, General Motors/Chevrolet, Carrefour, Fiat, Samsung, Kellogg's, Disney, Volkswagen, Fly Emirates, entre outras.

Recentemente, João deixou sua posição de Head de Marketing na Zharta.io, uma empresa de empréstimo de criptoativos com sede em Portugal que utiliza NFTs como colateral, para se tornar Marketing Manager na divisão de educação da H-FARM. Localizada na Itália, a H-FARM é o maior hub de inovação e empreendedorismo europeu que apoia startups em diversos setores, além de oferecer aceleração de negócios e programas educacionais internacionais para todas as idades. Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/jsaddock/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar