PMEs compõem 70% do comércio popular do centro de SP e movimentam economia local, segundo Apecc

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Cristina

Estimativa da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras (Apecc) mostra que são as pequenas e médias empresas que fazem girar o comércio do centro

Conhecido como o Dia Internacional da Micro, Pequena e Média Empresa, 27 de junho é a data em que se homenageiam as PMEs e sua importância para a economia. Em São Paulo, por exemplo, correspondem a 70% das empresas do comércio popular do Centro (25 de Março, Santa Efigênia, São Caetano, Bom Retiro, Brás e Liberdade), segundo estimativa da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras (Apecc).

"Nós temos na região pequenos e médios empresários que representam o Circuito de Compras e movimentam a economia local com um mix de produtos amplo, atraindo consumidores da cidade de São Paulo, bem como de outros estados e até países vizinhos. Trabalhamos juntos aos empresários para que eles cresçam cada vez mais", destaca o presidente da Apecc, Ademir Morais.

De acordo com o Ministério do Trabalho, 36,5% das empresas em atividade no centro de São Paulo têm classificação de atividade econômica relacionada ao comércio. Além disso, as PMEs são as principais geradoras de riqueza no comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB, de acordo com dados do Sebrae. Os principais motivos para o bom desempenho das PMEs no Brasil são a melhoria do ambiente de negócios - em especial após a criação do Supersimples - e a ampliação do mercado consumidor.