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10 dicas para desenvolver produtos inovadores e focados no cliente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno de Castro
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Novo Head de Produto da Clara Brasil, Eduardo Moore, lista princípios essenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores que tornam a experiência do cliente extraordinária

As empresas disputam pela liderança no mercado não apenas com seus concorrentes, mas também com o tempo e com os novos hábitos de consumo. Segundo dados da consultoria CB Insights, o número de empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$1 bilhão em todo mundo saltou de 266 para 963 entre 2018 a 2021. A tecnologia permite respostas extremamente ágeis para as principais necessidades das empresas e isso mudou a relação com os consumidores. As companhias não podem se dar ao luxo de oferecer apenas serviços eficientes - para não ficar para trás, é fundamental gerar inovação.

“A qualidade dos produtos e serviços são os fatores que farão sua empresa se destacar, e para que isso aconteça, é necessário construir uma cultura focada em resolver dores do cliente e orientar o desenvolvimento de produtos a partir dessa mentalidade”, afirmou Eduardo Moore, Diretor de Produtos da Clara, plataforma de gestão de gastos corporativo líder na América Latina.

No atual cenário econômico, é preciso que as empresas se consolidem por meio de soluções criativas focadas em resolver problemas dos usuários, o que resultará em produtos de alta qualidade, indispensáveis para o público-alvo. Para Moore, existem 10 princípios essenciais para desenvolver produtos inovadores que tornem a experiência do cliente extraordinária:

1- Defina os objetivos e meça os resultados. Estabeleça um direcionamento claro para que todas as equipes estejam alinhadas com o principal propósito da empresa. Quais são os objetivos e resultados chave (OKRs) que sua empresa pretende atingir? Crie métricas para mensurar o desenvolvimento e eficácia do seu projeto, e alinhe as metas com cada equipe da empresa.

2- Coloque o cliente no centro. Adquirir e reter clientes é a chave para o sucesso do seu negócio. Para atingir isso, é preciso colocar métricas de satisfação do cliente como um dos objetivos principais da companhia (e.g, NPS), ii. gerar canais de recebimento de feedback contínuos, iii. entrevistar usuários frequentemente e envolver eles no desenvolvimento de novos produtos (e.g. testes de protótipo). Focar na experiência do cliente em cada etapa do seu projeto facilitará, inclusive, o crescimento orgânico da empresa. Pessoas com boas experiências espalham naturalmente informações do seu produto, acelerando o seu crescimento.

3- Torne o ambiente da sua empresa aberto à inovação. Não há como esperar que novas ideias surjam se a empresa não colocar esforços para incentivar e abraçar novos projetos. Você pode fazer isso valorizando e recompensando o pensamento criativo e fora da caixa, promovendo a colaboração entre diversas equipes e separando momentos para sessões de brainstorming.

4- CRIE produtos. Não se contente apenas em aprimorar os seus serviços principais, a inovação vem da criação de algo novo, viável e eficiente. Apenas aprimorar os recursos da sua empresa não é mais suficiente, é necessário pensar em novos formatos de produtos e serviços que podem transformar a relação do consumidor com o setor que você atua, tornando a sua empresa essencial na rotina dele. Para isso, é preciso sempre estar atento às tendências de mercado e prever o que pode ou não funcionar. Uma boa dica é: planeje trimestralmente novas soluções e não tenha medo de descartá-las se verificar a sua ineficiência. Foque no seu principal negócio, mas sempre deixe 30% dos recursos para explorar novas iniciativas olhando para o futuro. Uma regra simples é 70% do foco no seu negócio principal, 20% em adjacências, 10% em apostas/moonshots.

5- Adeque frequentemente o produto principal do seu negócio ao mercado. Estar atento às mudanças de demandas e as novas exigências do cliente precisa ser prioridade. Suas soluções e produtos não podem se tornar obsoletos. Lembre-se: a inovação não espera por você. Se os seus recursos não se mostrarem atuais frente às mudanças do mercado, eles serão rapidamente substituídos por outros. Monitore o mercado, avalie pontos fracos e busque por feedback dos seus clientes. Estar sempre um passo à frente na resolução de problemas e manter uma mentalidade ativa, e não reativa, o ajudará a visualizar um horizonte de possibilidade.

6- Organize a equipe. Mantenha as equipes pequenas, flexíveis, com um objetivo claro e organizadas em torno de um resultado comercial ou do cliente. Além disso, é importante garantir processos e rituais de desenvolvimento que permitam ao seu time agir com velocidade. Por exemplo, quebrar grandes iniciativas em sprints de duas semanas em alguma versão Agile que funcione para sua empresa.

7- Trabalhe no formato 4X: Equipes de Design, Produto, Engenheria, e Data devem trabalhar em conjunto. Para esses times, os líderes devem levar em consideração os seguintes fatores: (1) priorizar iniciativas com métricas e dados, não opiniões, (2) ao tomar decisões sobre a aplicação de um produto ou não, faça um primeiro draft explicando o problema a ser resolvido e compartilhe com o time para obter feedback, (3) comunique toda iniciativa a integrantes de distintas áreas da empresa para evitar surpresas ao longo do caminho: fraude, finanças, operações, atendimento ao cliente, são áreas que têm que ser envolvidas no momento em que o produto está levemente definido,. (4) após decidir levar a frente um projeto, sempre comunique o progresso e de visibilidade sobre qualquer impedimento para avançar.

8- Defina como o seu produto irá ser monetizado. Além disso, coloque na balança se o desenvolvimento e crescimento gerado pelo seu projeto será superior aos gastos que a empresa terá ao colocá-lo em operação. Se questione: esse projeto é sustentável e rentável?

9- Garanta a sintonia do seu projeto com a agenda do marketing. Para propor um novo produto, é necessário ter o timing perfeito. Além disso, invista na divulgação e na imagem da sua nova solução antes mesmo de estar pronta, essa estratégia irá aquecer as vendas para o grande público ao criar expectativas e fornecer informações valiosas que incitam o interesse do seu cliente.

10- Sempre que for possível, teste adoção e interesse no seu produto com o menor desenvolvimento possível. Entrevistas com usuários com algum desenho de protótipo simples, uma pesquisa, ou até uma waitlist em formato de pesquisa podem ajudar a entender se o projeto a ser desenvolvido vai gerar o resultado esperado. Antes de começar uma iniciativa de grande custo, questione-se: tem algum jeito de fazer uma versão funcional de seu produto sem investir 3 meses? Se sim, faça acontecer.


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