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3 razões pelas quais 90% das empresas de e-commerce quebram em 4 meses e como evitá-las

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Almeida
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Mais de 10 milhões de latino-americanos fizeram sua primeira compra online em 2020, no início da pandemia, tornando a região um dos mercados de comércio eletrônico de mais rápido crescimento. No Brasil, 61% dos consumidores já preferem a internet do que as lojas físicas, segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2023.

No entanto, o continente ainda está longe dos parâmetros dos mercados mais desenvolvidos. O volume de vendas online em toda a região da América Latina chega a apenas 20% do total no varejo. No Brasil, a receita do e-commerce chegou a R$ 169 bilhões em 2022, enquanto o tíquete médio do consumidor passou de R$ 450 em 2021 para R$ 460 no ano passado, segundo a ABComm. Para este ano, o faturamento do comércio eletrônico em 2023 no Brasil será de R$ 185,7 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Por outro lado, há preocupação no setor.

O mesmo levantamento revela que as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2023, representando uma queda de 4,3% em relação ao período anterior. O estudo da associação aponta ainda que as expectativas para os próximos quatro anos também são crescentes. Segundo a ABComm, a expectativa de receita é de R$ 205 bilhões em 2024 e R$ 225 bilhões em 2025. Para 2026 e 2027, a estimativa é de R$ 248 bilhões e R$ 273 bilhões, respectivamente.

De acordo com Max Zagrebin, CEO da Sellesta, um conjunto abrangente de ferramentas com inteligência artificial para otimização de vendas no e-commerce, essas falhas geralmente se devem a uma combinação de três fatores: aumento da concorrência, má experiência na página do produto e falta de conhecimento profundo sobre o alvo público.

Ele compartilha dicas para como superar esses fatores.

Aumento da concorrência entre os comerciantes

Desde a pandemia, o comércio eletrônico cresceu exponencialmente na América Latina, com marketplaces de terceiros, em particular, dominando grande parte do espaço de compras online da América Latina. Os dois maiores sites da região, Mercado Livre e Amazon, são responsáveis por 836,7 milhões de visitas mensais apenas de consumidores latino-americanos, com muitos mercados terceirizados registrando crescimento de dois a três dígitos desde a pandemia.

Para ter sucesso, você precisa ter informações e dados de mercado atualizados – quem são seus concorrentes, quais produtos de sucesso eles têm, se seus esforços permitem que você tenha um desempenho melhor.

Má otimização da página de produto

Com uma de suas outras ofertas de produtos destinadas a aumentar o engajamento em uma página de produto, a Sellesta ajudou a converter mais visitantes do site em compradores, fornecendo um questionário generativo com IA que guiava os navegadores que podem não ter um jogo específico em mente, para um produto que melhor correspondiam aos seus requisitos. Ao coletar dados por meio de questionários fáceis de usar e analisar as respostas, foi possível recomendar as melhores opções de produtos.

“Como esses lojistas não podem ter contato direto com os clientes por meio de plataformas de comércio eletrônico, Sellesta se tornou o equivalente a um assistente que pergunta aos compradores: 'Como posso ajudá-lo?

“Um cliente relatou que cerca de 40% de seus clientes em potencial usam o widget generativo alimentado por IA e, daqueles que o usam, 60% chegam até a última pergunta. Dos que chegam à última questão, cerca de metade acaba por efetuar uma conversão ou compra”, acrescenta.

Falta de profundo conhecimento do cliente

O ponto final é sobre a compreensão profunda do cliente e a capacidade de responder.

A dinâmica do cliente está mudando em um ritmo sem precedentes; quase 1 em cada 5 brasileiros (19,3%), por exemplo, admite fazer “compras por impulso” pelo menos uma vez por semana, online. Ser capaz de rastrear e responder a essas oportunidades tornou-se fundamental. Essa é a essência do ‘marketing dinâmico’, tão crucial no mercado de comércio eletrônico hipercompetitivo de hoje.

Para ficar à frente da concorrência e evitar as razões pelas quais a grande maioria dos novos negócios de comércio eletrônico falha, os comerciantes devem fazer o possível para:

1) buscar insights de mercado para identificar e destacar suas vantagens competitivas.

2) tratar a página do produto como o ponto crucial para os negócios: é onde a decisão de compra é tomada, portanto, otimizar é uma prioridade para vender bem.

3) conhecer seu cliente é crucial, e você não pode conhecê-lo verdadeiramente a menos que tenha insights de mercado em tempo real.


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