Brasil,

O metaverso falhou? Para especialista, ele não é um “lugar” e sim uma jornada que estamos trilhando de forma acelerada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Desde que se começou a falar mais intensamente sobre metaverso, tanto o público geral quanto os investidores se mobilizaram ao redor da euforia de promessa de utopia futurista. Só em 2022, por exemplo, as vendas de tokens não fungíveis (NFTs) chegou aos R$ 129 bilhões, segundo dados do Dapp Radar. No entanto, o consenso quase geral é de que o mundo – e especialmente o Brasil – ainda está engatinhando nesta nova realidade que promete substituir tudo o que é físico pelo digital. Neste sentido, há uma percepção de que ainda não estamos prontos para o metaverso e de que ele “falhou”. Para Rafael Esper, diretor criativo da GPJ Brasil, unidade brasileira da agência líder mundial em live marketing/brand experience George P. Johnson Brasil, entretanto, um dos problemas desta afirmação é a própria falta de concordância sobre a definição deste mundo.

De acordo com muitos, o metaverso seria uma espécie de “ponto de chegada”, um “lugar” ou ainda “um produto” idealizado por gigantes da tecnologia. Para Rafael, o conceito é bem mais amplo: é uma jornada que já estamos trilhando há algum tempo e que nos últimos anos assumiu um ritmo acelerado. Olhando deste modo, já estamos no metaverso e ele está longe de ser um projeto malsucedido.

“Os elementos que compõem o metaverso, como a IA, a IA Generativa e, principalmente, as tecnologias imersivas, estão avançando muito rápido. Mas as pessoas encapsularam o metaverso em uma expectativa cultural de que ele só vai ‘acontecer’ quando tudo isso estiver funcionando e acontecendo ao mesmo tempo. Outros o enxergam como um ‘produto’ idealizado por Mark Zuckerberg e que falhou antes de nascer. Tudo depende da maneira como o compreendemos. Podemos dizer que, desde o advento da Internet, o metaverso está em franco desenvolvimento”, destaca.

O diretor criativo da GPJ observa que gerações mais novas não costumam sequer questionar o que é o metaverso, porque a fusão do real com o digital já é percebida por elas como uma segunda natureza. Para o especialista, o conceito de um lugar que acessamos através de óculos é bastante limitante. Mais interessante, é entendê-lo como uma camada a mais dentro do universo em que vivemos. “Uma reunião por videoconferência é uma evolução imensa que as pessoas não dão o devido valor. A telemedicina também. Tudo isso são grandes e importantes ensaios para o metaverso. Mas ele não tem uma forma fechada e definida. Talvez estejamos acessando as primeiras camadas deste novo universo, mas as coisas estão se movendo rápido”, reforça.

Ainda que a performance financeira da Meta nos últimos meses tenha registrado um prejuízo de quase US$ 4,3 bilhões, muitas empresas seguem apostando e investindo no metaverso. “O tempo para amadurecimento de toda tecnologia é essencial. Não tem como, de um dia para o outro, algo tão complexo estar em pleno funcionamento. É uma questão de alinhamento de expectativas. Mas, novamente, olhando para todas as evoluções que tivemos, o futuro é mais do que promissor para o metaverso”, conclui Rafael.

Sobre a GPJ Brasil

A GPJ Brasil é a unidade brasileira da George P. Johnson Experience Marketing, agência líder mundial em live marketing/brand experience, com 29 escritórios e mais de 100 clientes espalhados em 15 países. Com 107 anos de história, “inventou” o live marketing e possui patente internacional como especialista em portfolio management. Em operação no Brasil desde 2015, a unidade já realizou mais de 450 eventos para grandes empresas como IBM, Kyndryl, Meta, Salesforce, TechnipFMC, Equinor, Innovation Norway, Motorola, CBMM, Linkedin, Stellantis (FCA), Toyota, Jaguar Land Rover, Marelli e Google. Tem expertise em criar experiências emocionantes presenciais, virtuais e híbridas e memórias exclusivas para as marcas em eventos sob medida, de acordo com a necessidade do cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar