Brasil,

Projeto inédito de acessibilidade é lançado no Teatro Claro Rio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Hing
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Julia Rampini e Cristiana Velloso, do Instituto Phi, e Thereza Gerhard e Rafael Sother, da Rede D´Or - Crédito das fotos – Divulgação / Instituto Phi Julia Rampini e Cristiana Velloso, do Instituto Phi, e Thereza Gerhard e Rafael Sother, da Rede D´Or - Crédito das fotos – Divulgação / Instituto Phi

Musical “80 – A década do Vale Tudo” conta com audiodescrição, libras e legendas, em parceria da produtora cultural Brain + e Rede D’Or, com gestão de apoio a projetos sociais do Instituto Phi

O Teatro Claro Rio, reconhecido como o palco de todas as artes, passa a ser, definitivamente, um espaço para todos os públicos. Nesta quarta, 14, dia da sessão especial do musical “80 – A Década do Vale Tudo”, estrelada por Sandra Sá e grande elenco, foi lançado o Movimento pela Acessibilidade, parceria institucional inédita entre a produtora Brain + e a Rede D’Or. Pela parceria, todas as sessões contarão com audiodescrição, libras e legendas. O Instituto Phi é o responsável pela gestão e acompanhamento dos projetos apoiados via lei de incentivo pela Rede D´Or, sendo um deles o Teatro Claro Rio.

Além do musical, todos os outros conteúdos oferecidos no Teatro Claro Rio serão progressivamente adaptados para a acessibilidade. O projeto contempla também o Teatro Claro São Paulo.

Executado em fases, o projeto de acessibilidade prevê ainda uma série de outras ações, como adequação física do espaço, capacitação de colaboradores para o atendimento ao público PCD (pessoas com deficiência), palestras, workshops e oficinas sobre o tema, além de contratações de pessoas com deficiência. Todo o processo será feito por uma consultoria especializada com a participação e colaboração de PCDs.

O lançamento do musical, exclusivo para convidados, incluindo artistas e jornalistas, contou, claro, com a presença de pessoas com deficiência, como Cesar Nascimento, portador da síndrome de Guillain-Barré desde 2022, que está em uso de cadeira de rodas.

“Após meses de internação e tetraplegia, estar em um teatro, assistindo um grande espetáculo brasileiro é algo muito emocionante para mim. É muito importante que nós, cadeirantes, e todos que têm alguma deficiência, possamos ter acesso à cultura. Fiquei muito feliz em ter tido essa oportunidade e parabenizo a todos os envolvidos, pois sei que muitos outros se beneficiarão desse espaço inclusivo que está sendo criado e estimulado por essa iniciativa”, celebra ele.

Todos os espetáculos do Teatro Claro Rio serão 100% acessíveis em comunicação, com dois intérpretes de libras como parte do elenco, além da audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão e fones para pessoas com baixa audição.

“Há muito tempo tenho o desejo que o nosso teatro seja 100% acessível. Isso é histórico e muito importante. Pessoas com deficiência têm o direito de ir ao teatro ou a qualquer evento sem precisar se informar previamente se aquele dia será acessível. A Rede D’Or embarcou nesse sonho com a gente e, juntos, estamos iniciando esse movimento lindo pela acessibilidade”, diz o empreendedor cultural Frederico Reder, dono do Teatro Claro.

Vice-presidente médico da Rede D’Or, Leandro Reis ressalta que é um orgulho para a empresa participar desse movimento pela acessibilidade, pois vai ao encontro de valores que norteiam o seu dia a dia, como humanização, integridade e respeito.

“Assegurar a autonomia de uma pessoa para desfrutar espaços públicos e culturais reflete diretamente em sua autoestima, o que impacta tanto na saúde física, quanto mental. Acreditamos que esse projeto pode ser um exemplo que estimule novas iniciativas”, afirma.

Organização especializada em assessoria de filantropia, o Instituto Phi é o parceiro da Rede D´Or nesta empreitada, responsável pela gestão e acompanhamento dos projetos apoiados via lei de incentivo, sendo um deles o Teatro Claro Rio.

Julia Rampini, gerente de projetos e comunicação do Instituto Phi e filha de Cesar Nascimento, destaca a importância da iniciativa:

“O Instituto Phi busca sempre assessorar empresas e indivíduos em filantropia e destinação de recursos incentivados para causas sociais e culturais com impacto. É gratificante demais acompanhar a mobilização da Rede D’Or em um projeto pioneiro e grandioso de acessibilidade como esse, com o Teatro Claro. Estar com meu pai nesse espaço de empatia e acessibilidade foi muito gratificante. É um movimento que começou e esperamos que contagie outros locais nessa mesma busca pela acessibilidade completa de seus espaços. Não há democracia se todas as pessoas não têm os mesmos direitos”.

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecer a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em nove anos, o Phi já apoiou mais de 1.400 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 174 milhões para o setor e impactou a vida de mais de dois milhões de pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar