Brasil,

Como iniciar o processo de Gestão de Riscos ESG?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gefferson Eusébio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista explica quais são os primeiros passos para começar a trabalhar a questão, tendo em vista os impactos causados no campo ambiental, social e de governança

Falências, rombos milionários, escândalos relacionados ao trato com clientes, fornecedores e colaboradores... Todos esses problemas têm um ponto em comum: ausência da Gestão de Riscos… em ESG! Isso porque uma agenda robusta de Gestão de Riscos pode ser um componente importante para minimizar esse tipo de situação, sendo responsável, por exemplo, por prever momentos de instabilidade e testar cenários de stress. E muito se engana aquele que pensa que só porque a sua organização não está diretamente ligada à agenda ESG, esse ponto deva ser esquecido - haja visto a crise gerada pela pandemia da Covid-19 somada às mudanças climáticas, capazes de reduzir a matéria-prima disponível para a elaboração de produtos e também o poder de compra do consumidor.

“O fato é que a quantidade de riscos hoje é muito maior, não se trata apenas de pensar na parte financeira e operacional, mas, também, ir além dos regulatórios e estratégicos. Precisamos urgentemente incluir no portfólio de riscos corporativos, as questões relacionadas às iniciativas ESG, ou seja, precisamos olhar com mais afinco os riscos Ambientais, Sociais e de Governança. Aliás, diria que não é necessário e, sim, mandatório!”, explica Claudinei Elias, CEO e Fundador da Bravo GRC, empresa pioneira em tecnologia e consultoria especializada na implementação e oferta de soluções de Governança, Riscos, Compliance e ESG.

Mas como iniciar esse processo de Gestão de Riscos? O primeiro ponto a se pensar é que esse é um trabalho contínuo, ou seja, não adianta fazer algumas ações pontuais e depois parar. “É extremamente relevante às companhias perceberem que é preciso ter uma visão mais elaborada e sistêmica em relação a essas questões. A Gestão de Riscos precisa estar interligada à cultura da empresa, para, assim, se tornar constante, e justamente essa constância poderá evitar as situações que temos visto com bastante frequência no Brasil e no mundo”, comenta o CEO.

Segundo Elias, após entender isso, é preciso fazer um diagnóstico da companhia, para verificar como ela está estruturada, do ponto de vista das práticas ESG, e entender como e quais questões ambientais, sociais e de governança influenciam na empresa em questão. Outro passo inicial importante é analisar o cenário em que a marca está exposta, para, com base em todos esses dados, traçar os objetivos da organização e entender como pode ser a evolução dela nessa caminhada.

“É importante entender a exposição da empresa e fazer um levantamento de Riscos e Oportunidades para, a partir disso, começar efetivamente um trabalho de Gestão de Riscos, pensando em métricas e indicadores para orientar esse processo. O que eu indico é analisar: A sua empresa é mais ligada ao social? Ao ambiental? O que, na agenda ESG, impacta negativamente ou positivamente o seu negócio? Entenda esse cenário e, então, faça o processo”, conclui o especialista.

A Gestão de Riscos por si só não é um processo simples, e levar em consideração ainda os aspectos ambientais, sociais e de governança torna a operação ainda mais complexa, detalhada e muito necessária. Por isso, uma dica de Elias é que a empresa busque especialistas e soluções tecnológicas, que possam auxiliar as organizações em um caminho mais assertivo, sustentável e rentável para os negócios.

Sobre a Bravo GRC

Há mais de 15 anos, a Bravo GRC é uma empresa pioneira em tecnologia e consultoria especializada na implementação de soluções de Governança e Gestão de Riscos corporativos, focada em atender aos mais exigentes requisitos de Compliance, CyberSecurity, Riscos Corporativos, Privacidade de Dados e Gestão de Continuidade de Negócios. Com atuação em toda a América Latina e sempre em busca da inovação, expandiu seu portfólio, auxiliando e orientando empresas também em práticas mais sustentáveis relacionadas ao ESG. Tem, como braço de inteligência e pesquisas, a Bravo Research, garantindo assim uma jornada completa de controle, proteção, integração e reputação dos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar