Brasil,

MP 1153: CNseg se alinha a grandes grupos econômicos e ganha repúdio de caminhoneiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lariza Squeff
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sanção presidencial da medida provisória que devolve os seguros de responsabilidade civil aos transportadores deve vir sem vetos pelo bem do transporte de carga no país

Os transportadores e caminhoneiros autônomos repudiam veementemente a posição tomada pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) a favor dos grandes grupos econômicos e embarcadores na queda de braço sobre a sanção da MP 1153/22, convertida em PLC 10/23. A confederação pede o veto da MP, o que prejudica transportadoras e caminhoneiros, que carregam diariamente mais 60% da carga no Brasil.

É um verdadeiro absurdo a maior entidade do mercado de seguros, completamente estranha aos valores em jogo, se posicionar de forma antiética e antimercado, como se o transportador de carga fosse um “segurado de 2ª classe”. O posicionamento fica ainda mais suspeito quando se observa que outras importantes entidades que representam o mercado de seguros, como a FenSeg (Federação Nacional dos Seguros Gerais) e o IRB Brasil RE, se declaram neutras na questão.

De forma irresponsável, com dados e narrativas tendenciosas, a CNseg despreza os benefícios que a medida vai trazer para o seu próprio mercado, que será ampliado. Além disso, a contratação dos seguros de carga pelo transportador não aumenta os riscos e leva a uma tendência de queda de taxas, já que amplia a obrigatoriedade de contratação dos seguros.

A posição da CNseg também despreza o debate sobre o tema e a votação na Câmara dos Deputados, além da vitória por unanimidade no Senado Federal. Com um discurso raso, que menospreza a responsabilidade e a força econômica de transportadores e caminhoneiros, ela quer induzir, nessa fase de sanção presidencial, o Presidente da República a erro econômico, técnico e político.

“Essa gente da bolha não aprendeu nada com a greve de 2018, nem com nossa demonstração de força no enfrentamento da pandemia abastecendo todo país”, afirma Junior Almeida, presidente do Sindicam de Ourinhos. "Mais de um milhão de caminhoneiros estão na estrada agora, carregando as riquezas do nosso Brasil. Eles precisam que o presidente Lula sancione, sem vetos, a MP 1153, para que voltem a fazer o seu seguro e ter autonomia, deixando de ser obrigados a se submeter a grandes grupos econômicos”, reforça.

Apoiam a sanção da MP 1153/22, convertida em PLC 10/23, as seguintes entidades:

CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos)

Sindicam Ourinhos (Sindicato Caminhoneiros Ourinhos)

ABTC (Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas)

NTC & Logística (Confederação Nacional do Transporte e Logística)

Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros)

Fenacat (Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores)

CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística)

CNT (Confederação Nacional do Transporte)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar