Brasil,

Resenteeism: empresas devem buscar soluções para ‘ressentimento corporativo’ que pode afetar os colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Susana de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Resenteeism: empresas devem buscar soluções para ‘ressentimento corporativo’ que pode afetar os colaboradores

Psicóloga Fátima Macedo, CEO da Mental Clean, explica como o novo sentimento está afetando a saúde mental dos trabalhadores

Com as demissões em massa realizadas pelas big techs norte-americanas, consequência de um investimento apostando no pós-pandemia que não trouxe o resultado esperado, surgiu um novo sentimento nos colaboradores que permaneceram no Google, Microsoft, Meta, entre outras empresas da área, o chamado “resenteeism”.

O termo, algo como “ressentimento corporativo”, se tornou mais presente nos últimos meses e caracteriza aqueles que não gostam do emprego em que atuam, não escondem esse sentimento, mas não pedem demissão por incertezas com o mercado ou falta de outras oportunidades.

Nesse cenário, enfrentar esse sentimento entre seus colaboradores, tem sido um novo desafio para as empresas. “É diferente do ‘quiet quitting’, que ficou mais conhecido recentemente no Brasil e descreve os trabalhadores que fazem o mínimo necessário de seus cargos, escondendo sua insatisfação com o emprego. No entanto, os dois sentimentos têm graves consequências para os resultados da empresa e, também para a saúde mental desse profissional”, explica Fátima Macedo, psicóloga e CEO da Mental Clean, consultoria de saúde mental para empresas.

De setembro de 2022 a fevereiro de 2023, as empresas na área de tecnologia no mundo já haviam dispensado mais de 225 mil funcionários, segundo o site de rastreamento Layoffs. fyi . De acordo com a psicóloga, essas demissões geram uma sensação de insegurança na empresa que impacta na produtividade.

“O ‘resenteeism’ amplifica esse descontentamento com a empresa e faz com que o colaborador externalize isso, afetando, inclusive, o restante da equipe. Outros sentimentos, como de falta de reconhecimento e de não valorização também se ampliam, mas a pessoa não tem coragem de sair do cargo por insegurança financeira, por entender que as demissões sinalizam que o mercado está difícil e que não haverá chance de outro emprego, o que mantém um conflito mental que a consome e provoca ansiedade e estresse constantes, podendo chegar à depressão”, ressalta a CEO da Mental Clean.

Segundo Fátima Macedo, é fundamental que as lideranças identifiquem essas pessoas, pois além de estarem em sofrimento podem contagiar os demais colaboradores de forma negativa. “A liderança deve manter um diálogo aberto, exercendo a escuta e com uma política de boa comunicação dentro da empresa, proporcionando segurança psicológica aos colaboradores para que tal insatisfação seja explicitada e se coloque foco na busca de soluções”, enfatiza Fátima Macedo.

Mais que ações reparativas, a psicóloga chama a atenção para medidas preventivas na gestão de pessoas e no cuidado com a saúde mental. “As lideranças, junto com o RH e a área de saúde ocupacional, devem ter claro os ‘steps’ da pirâmide de Maslow aplicada ao trabalho e promover ações práticas de engajamento no trabalho e autocuidado com a saúde mental, estimular o compartilhamento de ideias e a comunicação não violenta, além de ficar atenta às formas de conversa entre os funcionários, avaliar relação entre demandas e times, e outras iniciativas que promovam um ambiente de trabalho mais seguro e satisfatório para seu time”, sugere.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar