Porto avança no descarte inteligente de bens no seguro residencial

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro

O que fazer com aquele eletrodoméstico que depois de uma tempestade que causou aquele vai e volta de energia queimou seu computador e o custo das peças e mão de obra do técnico não compensa o conserto? Se for cliente Porto Seguro, o problema será resolvido de forma sustentável. Basta ligar na central do cliente ou mandar uma mensagem, que uma equipe irá retirar e encaminhar o bem para um descarte inteligente.

“As pessoas estão cada dia mais conscientes sobre as coberturas, serviços e benefícios do seguro residencial. A Porto Seguro descartou entre novembro de 2022 e maio deste ano, de forma ecologicamente correta, mais de 2,9 toneladas de resíduos eletrônicos, totalizando 537 itens, evitando que esses produtos fossem despejados em terrenos, rios, represas, esquinas”, conta Jarbas Medeiros, diretor de ramos elementares e transportes da Porto Seguro.

Trata-se de um serviço contratado pela Porto da empresa GM&C, de São Jose dos Campos (SP), como objetivo de recolher bens danificados que são retirados pela Porto na casa de segurados e levados para um galpão. Após a coleta e avaliação, o material é separado e é dado o encaminhamento adequado para o seu descarte ou reciclagem com um destino correto pela prestadora de serviços.

Segundo Medeiros, este é só o começo do projeto que começou em novembro do ano passado e que ainda está concentrado apenas na capital e grande São Paulo, região que representa 56% dos processos de indenizações na carteira de seguro residencial e, paulatinamente será estendido para clientes de todo o Brasil. “O pootencial estimado é de 50 mil itens e 275 mil toneladas com Programa de Coleta de Resíduos em Sinistros”, informa.

Líder de mercado em vendas de seguro residencial no Brasil, com 23% de market share, a Porto Seguro já acumula números relevantes com o refino da sua atuação levando em consideração aspectos sociais, ambientais e de governança, resumidos nas letras ESG, em inglês, ou ASG em português. “Temos muito espaço para crescer neste tema específico, pois o volume de residências seguradas no Brasil é de apenas 17% e o de veículos atinge menos de 30% da frota circulante. Os consumidores estão mais sensíveis aos riscos que podem afetar o planeta e, consequentemente, mais propensos a adquirir seguros de empresas nesta mesma sintonia”, citou.

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) publicou em 27 de junho de 2022, a Circular Nº 666, que obriga a adoção de instrumentos para a gestão de riscos ambientais, sociais e climáticos pelas seguradoras. Um dos trechos cita que as seguradoras devem criar critérios de precificação que levem em conta o histórico de comprometimento do cliente no gerenciamento dos riscos de sustentabilidade, além de sua capacidade e disposição de mitigar tais riscos. Desta forma, os seguros passam a atuar como indutores de mitigação de riscos.

Mas bem antes disso, a Porto já acumulava diversas ações para contribuir como uma sociedade mais equilibrada. O descarte inteligente de equipamentos eletrônicos e de automóveis é apenas uma parte da agenda ESG da Porto, que desde 2013, é signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês), compostos por quatro princípios voltados à inserção de questões ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão, na relação com clientes e governo, além de transparência na divulgação de práticas e resultados.

São mais de 26 ações detalhadas no portal de Sustentabilidade voltadas ao social, ambiental e governança, que resultam em mais de 20 mil toneladas de peças automotivas com destinação correta por meio da Renova Ecopeças, desde 2014, 31 ml inscritos no programa de educação do Instituto Porto desde 2005, R$ 57 milhoes doados por meio de investimento privado para instituições parceiras, desde 2015, e mais de 600 mil atendimentos por meio de mutirão em saúde para crianças e adolescentes atendidos pelo Porto Educa, desde 2017.

Medeiros acredita que o setor segurador contribuirá para a difusão de práticas sustentáveis para outros setores da economia, tendo em vista os papeis que desempenha enquanto gestor e tomador de riscos e investidor institucional.